- Clientes e Fornecedores
- Produtos e Serviços
- Receitas e Despesas
- Saldos e Custo Standard
- Tabela de Preços
O processo de importação deve ser realizado com absoluto cuidado e de preferência pelo analista de implantação ou usuário-chave da empresa, que conheça o modelo da gravação dos dados do ERPFlex. Leia com atenção as orientações a seguir.
Clique nos links abaixo para obter os modelos e documentos de apoio.
- Planilha_modelo_clientes_fornecedores
- Legenda de preenchimento da Planilha de Clientes e Fornecedores
Observações:
- Antes de preparar a planilha, leia com atenção o documento de Legendas que orienta seu preenchimento.
- Antes de importar os clientes e fornecedores, elimine duplos espaços da coluna de Nome. Para isso, utilize o recurso de Localizar e Substituir do Excel, trocando 2 espaços por 1, até que não se acuse mais nenhuma ocorrência.
Isso permitirá realizar uma nova importação para atualizar dados de clientes e fornecedores, caso necessário. - Muita atenção na preparação da planilha em relação aos campos com números de documentos como CPF/CNPJ, Inscrições Estadual e Municipal, RG, além do campo CEP. Estes devem ser importados, mantendo os zeros à esquerda e sem caracteres separadores.
- A rotina de importação valida a duplicidade de CPF/CNPJ por nome de cliente/fornecedores, não permitindo importar se o CPF/CNPJ já estiver cadastrado para outro nome.
- Se as bases estiverem compartilhadas, permitindo que o cliente/fornecedor seja cadastrado em qualquer uma delas, não é recomendável realizar atualização de clientes/fornecedores via planilha de importação. Uma vez que a rotina de importação, se baseia no ID da empresa para atualizar. Caso ela não localize o cliente/fornecedor na base da empresa que o processamento da importação está sendo realizado, será incluído um novo registro.
- Não é preciso preparar a planilha com todos os campos, porém devem ser mantidos os campos obrigatórios sinalizados com *.
- Sempre utilize o ambiente de testes para simular a importação (https://implantacao.erpflex.com.br/).
- Realize uma simulação com apenas 5 registros, antes de importar efetivamente. Caso ocorra algum erro, ficará mais fácil a exclusão e correção.
Realizando a importação de clientes/fornecedores
- Em Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados.
- Clique em Selecione e escolha Clientes/Fornecedores;
- localize a planilha para importação.
- Em seguida, clique em Avançar.
- Marque a caixa Primeira Linha do Arquivo contém título das colunas.
- Clique no botão Selecionar e localize o arquivo para importar.
Será exibida a tela para relacionamento das colunas da planilha e os campos do ERPFlex. - As colunas da planilha que estiverem com o mesmo nome da planilha modelo do ERPFlex já são identificadas de forma automática e ficam indicadas com o símbolo
.
- As colunas que estiverem marcadas com o símbolo
precisam ser relacionadas aos campos do ERPFlex. Para isso, clique sobre o nome da coluna e arraste sobre o campo correspondente na lista do lado direito.
- Os campos sinalizados com
são obrigatórios, portanto, devem constar na planilha a ser importada.
- Após associar todos os campos corretamente, clique no botão Avançar.
- Finalizada a operação, o ERPFlex informará se a importação foi realizada com sucesso ou se ocorreu algum problema.
Gravando a associação dos campos como modelo de importação
É possível gravar a associação dos campos em um modelo de importação. Assim caso tenha que subir outras planilhas com o mesmo nomes de colunas, não será preciso realizar o vínculo novamente.
Para isso, clique em Salvar na tela de conclusão da importação.
Utilizando um modelo para importar
Para aplicar o modelo gravado em uma nova importação:
O processo de importação deve ser realizado com absoluto cuidado e de preferência pelo analista de implantação ou usuário-chave da empresa, que conheça o modelo da gravação dos dados do ERPFlex. Leia com atenção as orientações a seguir.
Clique nos links abaixo para obter os modelos e documentos de apoio.
Observações:
- É muito importante ler com atenção o documento que orienta o preenchimento das planilhas.
- Antes de importar os produtos e serviços, elimine duplos espaços da coluna de Descrição. Para isso, utilize o recurso de Localizar e Substituir do Excel, trocando 2 espaços por 1, até que o Excel não acuse mais nenhuma ocorrência.
Isso permitirá realizar uma nova importação para atualizar dados de produtos. - Por padrão, o campo chave para atualização de produtos é a Descrição. Porém, se necessário, é possível mudar para o campo Código. Para isso, dois parâmetros precisam ser ajustados:
- Valida Duplicidade de Cadastro do Código e Código EAN na variante (Parâmetros > Produtos > Parâmetros Gerais) – deve ser configurado com Sim;
- Permite Duplicidade no cadastramento da descrição do produto/serviço (Parâmetros > Produtos > Parâmetros Gerais) – deve ser configurado com Sim.
- Não é preciso preparar a planilha com todos os campos, porém devem ser mantidos os campos obrigatórios sinalizados com *.
- Sempre utilize o ambiente de testes para simular a importação (https://implantacao.erpflex.com.br/)
- Realize uma simulação com apenas 5 registros, antes de importar efetivamente. Caso ocorra algum erro, ficará mais fácil a exclusão e correção.
Realizando a importação de produtos/serviços
- Acesse Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados.
- Clique em Selecione e escolha Produtos/Serviços;
- Em seguida, clique em Avançar.
- Marque a caixa Primeira Linha do Arquivo contém título das colunas.
- Clique no botão Selecionar e localize a planilha para importar.
- Será exibida a tela para relacionamento das colunas da planilha e os campos do ERPFlex.
- As colunas da planilha que estiverem com o mesmo nome da planilha modelo do ERPFlex já são identificadas de forma automática e ficam indicadas com o símbolo
.
- As colunas que estiverem marcadas com o símbolo
precisam ser relacionadas aos campos do ERPFlex. Para isso, clique sobre o nome da coluna e arraste sobre o campo correspondente na lista do lado direito.
- Os campos sinalizados com
são obrigatórios, portanto, devem constar na planilha a ser importada.
- Após associar todos os campos corretamente, clique no botão Avançar.
- Finalizada a operação, o ERPFlex informará se a importação foi realizada com sucesso ou se ocorreu algum problema.
- Acesse a tela de Produtos ou Serviços para visualizar os registros importados.
O processo de importação deve ser realizado com absoluto cuidado e de preferência pelo analista de implantação ou usuário-chave da empresa, que conheça o modelo da gravação dos dados do ERPFlex. Leia com atenção as orientações a seguir.
Clique nos links abaixo para obter os modelos e documentos de apoio.
- Planilha-modelo-receita
- Planilha-modelo-despesa
- Planilha-modelo-parcelas (despesas ou receitas)
- Legendas da planilha de receita
- Legendas-da-planilha-de-despesa
Veja a seguir o passo a passo para importar receitas/despesas:
O processo de importação de receitas / despesas envolve a preparação das seguintes planilhas:
- Planilha de Clientes ou Fornecedores – com dados dos novos clientes ou fornecedores, vinculados aos movimentos que serão importados;
- Planilha de Receitas ou Despesas – Importante: para correta importação todas as colunas da planilha devem ser mantidas.
- Planilha de Parcelas do Recebimento ou Pagamento – Importante: para correta importação todas as colunas da planilha devem ser mantidas.
Observações:
- É muito importante ler com atenção o documento que orienta o preenchimento das planilhas.
- Sempre utilize o ambiente de testes para simular a importação. (https://implantacao.erpflex.com.br/)
- Realize uma simulação com apenas 5 registros, antes de importar efetivamente. Caso ocorra algum erro, ficará mais fácil a exclusão e correção.
- Logo após o relacionamento dos campos da planilha de receitas/despesas, o assistente de importação solicitará o upload da planilha de parcelas.
Realizando a importação de Receitas/Despesas:
- Selecione a opção Miscelânea > Ferramentas de Suporte > Importação de Dados;
- Selecione a opção Receita ou Despesa conforme o tipo de movimento que deseja importar e clique no botão Avançar.
- Marque a caixa Primeira Linha do Arquivo contém o título das colunas. Clique em Selecionar para localizar a planilha para importar e, em seguida, clique no botão Avançar.
- Será exibida a tela para relacionamento das colunas da planilha e os campos do ERPFlex.
- As colunas da planilha que estiverem com o mesmo nome da planilha modelo do ERPFlex já são identificadas de forma automática e ficam indicadas com o símbolo
.
- As colunas que estiverem marcadas com o símbolo
precisam ser relacionadas aos campos do ERPFlex. Para isso, clique sobre o nome da coluna e arraste sobre o campo correspondente na lista do lado direito.
- Os campos sinalizados com
são obrigatórios, portanto, devem constar na planilha a ser importada.
- Após associar todos os campos corretamente, clique no botão Avançar.
- Em seguida, será reapresentada a tela para upload de planilha. Agora, você deve selecionar a planilha para importação das parcelas.
- Após a seleção da planilha de parcelas, associe as colunas aos campos do ERPFlex.
- Finalizada a operação, o ERPFlex informará se a importação foi realizada com sucesso ou se ocorreu algum problema.
- Acesse a tela de Faturamento ou Compras para visualizar os lançamentos importados.
O processo de importação deve ser realizado com absoluto cuidado e de preferência pelo analista de implantação ou usuário-chave da empresa, que conheça o modelo da gravação dos dados do ERPFlex. Leia com atenção as orientações a seguir.
A importação dos saldos iniciais do estoque exige que os produtos já estejam importados ou cadastrados, pois o próprio ERPFlex gera a planilha para importação formatada com os produtos cadastrados. É importante manter a identificação do produto, conforme a planilha foi gerada.
Observações:
- Se a empresa utilizar variantes, após importar o produto, é necessário adicionar manualmente os itens das variantes, antes de gerar a planilha para importação dos saldos.
- Se a empresa utilizar variantes, pode utilizar a planilha de saldos para importar o código do produto e o código EAN nas variantes. O sistema fará a atualização com base na descrição do produto e ID da variante.
- Se as bases estiverem compartilhadas e a tabela de preço for definida pela matriz, ao importar a planilha de saldos nas filiais, NÃO marque a coluna PREÇO para importação.
- O saldo em estoque é composto por quantidade e valor. Portanto, essas informações são primordiais para a integridade do controle do estoque.
- Na coluna Valor informe o custo total do estoque atual. O custo unitário será calculado internamente pelo sistema.
- Sempre utilize o ambiente de testes para simular a importação (https://implantacao.erpflex.com.br/).
- Realize uma simulação com apenas 5 registros, antes de importar efetivamente. Caso ocorra algum erro, ficará mais fácil a exclusão e correção.
Gerando a planilha para importação do saldo inicial do estoque
- Em Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados, clique no botão Opções.
- Clique no botão Gerar abaixo do titulo Planilha para atualização de saldos e custo standard.
- Se necessário, desmarque os tipos de produtos que não deseja gerar na planilha.
- Clique no botão Gerar para fazer o download da planilha.
Importando a planilha de saldos
Após o preenchimento da planilha, realize a importação selecionando a opção correspondente na tela de Assistente de Importação de Dados.
- Acesse Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados.
- Clique em Selecione e escolha a opção Saldos e clique em Avançar
- .Marque a caixa Primeira linha do arquivo contém os títulos das colunas e, em seguida, clique no botão Selecionar e localize a planilha a ser importada.
Será exibida uma nova janela para seleção das colunas para importação. - Marque as colunas que devem ser atualizadas.
- Ao final do processo, será exibida a janela de conclusão.
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O processo de importação deve ser realizado com absoluto cuidado e de preferência pelo analista de implantação ou usuário-chave da empresa, que conheça o modelo da gravação dos dados do ERPFlex. Leia com atenção as orientações a seguir.
A importação das tabelas de preços exige que os produtos já estejam importados ou cadastrados, pois o próprio ERPFlex gera a planilha para importação formatada com os produtos cadastrados. É importante manter a identificação do produto, conforme a planilha foi gerada.
Observações:
- Se a empresa utilizar variantes, após importar os produtos, é necessário adicionar manualmente os itens das variantes, antes de gerar a planilha para importação das tabelas de preços.
- Se as bases estiverem compartilhadas e a tabela de preço for definida pela matriz, a importação da tabela de preços SOMENTE poderá ser realizada na base da matriz. NUNCA processar a importação nas filiais.
- Não é possível importar pela mesma planilha (ao mesmo tempo) a tabela de preços e o preço mínimo;
- A importação do preço mínimo SOMENTE pode ser realizada, após ter sido executada a importação das tabelas de preços;
- Para importação do preço mínimo, primeiro gere uma planilha de preços; edite os títulos das colunas das tabelas de preços incluindo a palavra Minimo para diferenciar; e preencha essas colunas com os respectivos preços mínimos;
- Ao subir a planilha, marque o botão de opção Preço Mínimo.
- Sempre utilize o ambiente de testes para simular a importação (https://implantacao.erpflex.com.br/).
- Realize uma simulação com apenas 5 registros, antes de importar efetivamente. Caso ocorra algum erro, ficará mais fácil a exclusão e correção.
Gerando a planilha para importação das tabelas de preços
- Em Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados
- Clique no botão Opções.
- Clique no botão Gerar abaixo do titulo Planilha para atualização de tabelas de preços.
- Se necessário, desmarque os tipos de produtos que não deseja gerar na planilha.
- Clique no botão Gerar para fazer o download da planilha.
Importando a planilha das tabelas de preços
Após o preenchimento da planilha, realize a importação selecionando a opção correspondente na tela de Assistente de Importação de Dados.
- Acesse Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados
- Selecione a opção Tabelas de Preços e clique em Avançar.
- Marque a caixa Primeira linha do arquivo contém os títulos das colunas e, em seguida, clique no botão Selecionar e localize a planilha a ser importada.
- Marque as tabelas de preços que devem ser atualizadas.
- No campo Importar Valores para, exibido na parte inferior da janela, marque o botão de opção Preço. Clique no botão Avançar para processar a importação.
- Ao final do processo, será exibida a janela de conclusão.
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Importando a planilha com preço mínimo
Somente após importar a planilha de preços., será possível executar a importação do preço mínimo, observando as orientações passadas no início desse tópico.
- Acesse Miscelânea > Ferramentas Suporte > Importação de Dados
- Selecione a opção Tabelas de Preços e clique em Avançar.
- Marque a caixa Primeira linha do arquivo contém os títulos das colunas e, em seguida, clique no botão Selecionar e localize a planilha a ser importada.
Será exibida uma nova janela para seleção das colunas para importação. - Marque as tabelas de preços que devem ser atualizadas.
- No campo Importar Valores para, exibido na parte inferior da janela, marque o botão de opção Preço Mínimo. Clique no botão Avançar para processar a importação.
- Ao final do processo, será exibida a janela de conclusão.