Incluindo uma Ordem de Serviço

As ordens de serviço podem ser geradas automaticamente a partir do orçamento/pedido de venda ou pela rotina de MRP.

É possível também incluir uma ordem de serviço manualmente. Veja a seguir:

Incluindo uma ordem de serviço icone roteiro

  1. Acesse Lançamentos > Produção/Serviços > Ordem de Serviço.
  2. Clique no botão +Incluir.
  3. Preencha os campos, conforme a orientação a seguir.
Docto.

Pode ser informado uma identificação alfanumérica; caso contrário, será gerada uma numeração automática ao gravar.

Quando a ordem de serviço é gerada a partir do orçamento, sua numeração por padrão recebe o mesmo número do orçamento. Caso queira aplicar uma numeração sequencial às OSs, independente da numeração do orçamento, altere o parâmetro Copiar o número do documento origem (ex. Orçamento) na geração da OP/OS para Não (Parâmetros > OP/OS/FP).

Emissão

Informe a data da geração ou inclusão da ordem de serviço.

Previsão

Informe a data prevista para conclusão da ordem de serviço. Na inclusão manual, é sugerida a própria data da emissão.

Execução

Esse campo deve ser preenchido no momento da finalização da ordem de serviço. Ao informar a data de execução, a ordem de serviço deixa de ser listada na tela inicial. Para visualizar uma ordem de serviço executada, marque o checkbox Mostrar OSs executadas exibido na parte inferior direita da tela.

Serviço

Selecione o serviço a ser executado e a variante, se existir.

Descrição

É um campo livre, que permite a digitação de alguma observação importante.

Qtde.

Informe a quantidade a ser executada. Essa quantidade será a base para cálculo das requisições se o serviço possuir estrutura.

Valor Previsto

Preencha com o valor previsto para faturamento.

Valor Faturado

Esse campo é preenchido automaticamente após processar um faturamento vinculado a essa OS.

Saldo Anterior

Informe o saldo referente as requisições ou despesas já realizadas antes de abertura da OS.  Utilize esse campo como histórico do saldo lançado como anterior.

Saldo Atual

Se a OS já estava em andamento, o saldo atual pode ser informado manualmente com valor igual ao saldo anterior.

Caso seja uma nova OS,  o saldo atual será calculado automaticamente à medida que as requisições e gastos forem associados a ela.

Nessa aba é possível é informar até 31 dados adicionais a respeito da OS como por exemplo: observações, prazo, datas, horários, contatos, status, entre outros. Os campos podem ser formatados em Parâmetros > Legendas > OS/OP de acordo com cada tipo de formato.