Alteração de Saldo Anterior

Caso haja saldo anterior lançado em Bancos, Estoque, Investimentos e Empréstimos, é necessário indicar a contrapartida fechando o Ativo com o Passivo para que não ocorra diferença na consulta do PEF.

Dessa forma, essa tela calcula os saldos iniciais das linhas do PEF e gera automaticamente o lançamento da Contrapartida na linha de Resultados Acumulados.

Exemplo:

Saldo Inicial em Bancos (Ativo): 1000,00

Saldo Inicial em Estoque (Ativo): 20.000,00

Saldo Anterior em Empréstimos (Passivo): 9.000,00

Resultado Acumulado (Passivo): 12.000,00

Outra aplicação importante da tela é corrigir manualmente os saldos iniciais das linhas, caso a empresa observe uma diferença entre a consulta antiga do Balanço e DRE (Flex) e os valores exibidos no PEF. E uma vantagem de se gravar os saldos do PEF em uma data mais recente é que o processo fica mais rápido  pois não precisa ler todo o passado

Observação: algumas linhas são calculadas de forma automática, como Contas a Receber, Contas a Pagar, Pagamentos e Recebimentos Antecipados, já que são lidos das movimentações em aberto.

Atualizando os saldos anteriores do PEF 

  1. Acesse o menu Cadastros > Configurações PEF > Alteração Saldo Anterior.
  2. Clique no botão Calcular Saldos Iniciais
  3. Indique a data para gravação do saldo inicial e clique em Recalcular. O ERPFlex sugere o primeiro dia do mês corrente.
  4. Um registro com o Saldo Inicial das linhas será gerado. Se houver diferença entre ativo e passivo, a diferença é carregada em Resultados Acumulados.
  5. É possível clicar no botão – Editar e alterar os valores, se necessário. Isso é útil para ajustar os valores iniciais do PEF, caso a empresa estava já operava com a consulta antiga de Balanço e DRE (Flex).
  6. Pode-se também, excluir o lançamento, para calcular novamente os saldos. É permitida apenas uma linha de saldos iniciais, no momento.
Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.