Cartões de Crédito e Débito

O ERPFlex permite registrar pagamentos e recebimentos com cartão de crédito e débito e direciona as baixas desses movimentos em telas apropriadas que facilitam a conciliação com a fatura referente às compras e dos reembolsos recebidos da Administradora de Cartão pelas vendas realizadas.

Cartões de Crédito e Débito para Pagamento

No caso de pagamentos com cartão de crédito corporativo da empresa, deve ser informado o dia de vencimento da fatura.

A cada pagamento realizado, o vencimento do título será sugerido com o próximo dia de vencimento da fatura.

Para pagamentos com cartão de débito, não é necessário informar prazo e taxa, pois o valor é debitado automaticamente da conta bancária e não envolve tarifas para quem esta pagando, porém no sistema é necessário realizar a baixa manual. É comum lançar uma despesa que foi paga com cartão de débito, utilizando o tipo a vista e informar o banco, onde a baixa é feita de forma automática.

Cartões de Crédito e Débito para Recebimento

No cadastro de cartão de crédito para recebimento nas vendas, é importante informar o prazo em que a Administradora de cartão realiza o reembolso à empresa e a taxa descontada pelo serviço prestado.

A cada recebimento com cartão, o ERPFlex calculará o vencimento das parcelas com base no prazo para reembolso. No momento da baixa, será sugerido o valor liquido, já com abatimento da taxa de administração. Além disso, será gerada automaticamente uma despesa em Compras no valor taxa.

Exemplo:

Em uma venda recebida com cartão de crédito no valor de R$ 120,00 e considerando a taxa administrativa de 3%,, ao realizar a baixa no sistema,  o valor a receber será de R$ 116,40 e o valor de R$ 3,60 será lançado como despesa de taxa de serviço.

Para recebimentos com cartão de débito, é necessário informar o prazo de recebimento e a taxa, já que o reembolso ocorre da mesma forma que foi citado para cartão de crédito, mas geralmente com prazo de recebimento e taxa menores.

Onde é utilizado?

Nas rotinas de Vendas (receita, faturamento e orçamento), Gestão de Assinatura e Compras (despesa, compra, reembolso e pedido de compra).

Realizando o Cadastro icone roteiro

 

  1. No ERPFlex acesse Cadastros > Bancos – CC – Finalizadoras > Cartões de Credito e Débito.

  2. Clique em Incluir.
  3. Preencha os campos conforme instruções abaixo;


    Fornecedor

    Selecione o fornecedor correspondente à administradora do cartão de crédito. Essa informação será utilizada para contabilização do credor devido no Sped Contábil.

    Tipo
     

    Selecione se o tipo do cartão se refere a crédito ou a débito.

    Rede/Bandeira Sitef

    Caso esteja implantando o módulo de Frente de Loja (Zanthus) integrado com Sitef, selecione o nome da empresa/administradora do cartão; caso contrário, esse campo não precisa ser preenchido.

    Descrição

    Informe uma identificação para o cartão de crédito. É recomendável utilizar como base a variação da taxa cobrada para reembolso.
    Exemplo: CIELO DEBITO, CIELO CREDITO 1 X , CIELO CRÉDITO 2 A 6 X
    Se preenchido

    Dia Vencimento

    Esse campo deve ser preenchido somente para cartão de crédito de pagamento. Informe o dia de vencimento da fatura do cartão.

    Prazo Recebimento

    Esse campo deve ser preenchido somente para cartão de crédito de recebimento. Informe a quantidade de dias que a administradora do cartão estabelece para repassar os valores referente às vendas recebidas com cartão.

    Taxa Administração

    Informe o percentual cobrado pela administradora do cartão a cada operação recebida.
    Ao realizar a baixa do recebimento do cartão, será sugerido o valor liquido, descontada a taxa de administração. A diferença será lançada como despesa.

  4. Após finalizar, clique em Salvar;
  5. O cartão passa ser listado na tela inicial do cadastro.

Parâmetros Envolvidos

Tabelas Atualizadas

  • SA8 – Cartões de Crédito

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