Solicitação de Compras – Análise por Item

Parâmetros Envolvidos

Tabelas Atualizadas

A Solicitação de Compras – Análise por Item é destinado ao usuário com perfil de comprador, que terá a responsabilidade de analisar os itens que foram solicitados, levando em consideração quantidade solicitada x saldo em estoque, data de necessidade e escolha de fornecedores.

Nessa tela será possível tomar ações como aumentar ou diminuir a quantidade que será cotada ou até mesmo recusar a solicitação, sendo necessário informar o motivo.

A análise é feita item a item, ou seja, poderá selecionar diversos itens, de diferentes solicitações e adiciona-los em uma única cotação.

2. Explorando o grid ;

3. Iniciando a Análise

Ao expandir os itens a serem cotados, serão apresentado os detalhes de cada solicitação, segue abaixo algumas sugestões de análise:

a) Por Data de Necessidade – para isso, selecione todos os itens com data de necessidade próximas a vencer;

b) Por Produto – marque apenas o check box do item principal, para selecionar todas as solicitações de compras existente para o item em questão, será considerada a quantidade original solicitada. Para alterar a quantidade clique em expandir e faça a alteração necessária. Ao expandir é necessário marcar o check box para cada solicitação, além de marcar o check box do item principal;

c) Por Solicitação de Compra – selecione todas as solicitações que tenham o mesmo número de documento e Solicitante;

d) Por Solicitante – selecione todas as solicitações de compras que tenham o mesmo solicitante;

4. Escolha dos Fornecedores.

Após análise e seleção dos itens a serem cotados clique em Cotar Itens Selecionados.

Nessa tela serão apresentados os produtos que foram selecionados na tela anterior e também pode apresentar alguns fornecedores.

O critério para apresentação dos fornecedores são:

  • Fornecedor que esteja vinculado no cadastro do produto;
  • Fornecedor sugerido na inclusão da SC;
  • Fornecedor de compras anteriores dos itens;

Caso não apresente nenhum fornecedor, é porque nenhum dos critérios acima foi encontrado. Também é possível excluir os fornecedores listados e incluir novos fornecedores.

Após a escolha, clique em Gerar Cotação.

5. Rejeitar item

A rejeição é feita por item, ou seja, caso uma sc, tenha 5 itens e exista a necessidade de rejeitar apenas um item, o restante dos itens não são afetados e seguem no processo de cotação. Ao recusar é obrigatório que seja informado o motivo, uma breve explicação por extenso, assim o solicitante poderá acompanhar e entender o status. Não é possível recorrer da decisão.

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