Flexprint

O Flexprint é mais uma ferramenta do ERPFlex para montagem de formulários, com recursos que facilitam a construção, como a seleção das variáveis a partir de uma lista.

Todas as telas que possuem o botão Flexprint  podem receber formulários personalizados. Os documentos serão impressos em PDF.

Outra vantagem do Flexprint, é a possibilidade de usar código de programação em JavaScript e HTML.

Para montar um formulário com o Flexprint:

  1. Com um registro já incluído, clique no botão Flexprint.
  2. Na janela do FlexPrint, clique no botão +Novo Modelo.
  3. Uma pequena lista é exibida com as opções:
    • Formulário – nesse formato, caso ocorra quebra de páginas, as variáveis de cabeçalho são exibidas em todas elas (assemelha-se ao Danfe).
    • Documento – nesse formato, não há repetição do cabeçalho em caso de quebra de página.
  4. A janela para criação do formulário é aberta.

 

Funções dos ícones da aba Editar –  janela Ferramentas

(clique na imagem para ampliar)

 

Funções da aba Propriedades –  janela Ferramentas

  1. Na área Ferramentas, clique na aba – Propriedades para definir as dimensões e fonte do formulário:

Especificações do Formulário

  • Nome – informe um nome para gravar o formulário;
  • Tamanho do papel – selecione o tamanho para impressão do formulário;
  • Orientação – selecione entre Retrato (vertical) ou Paisagem (horizontal);
  • Fonte – escolha a fonte padrão para impressão do formulário;
  • Margem- defina as margens superior, esquerda, inferior e direita em milímetros do formulário.

 

Iniciando um formulário

  1. Clique na aba – Editar para acessar a janela de ferramentas.

Incluindo Linhas/Colunas

Para cada linha incluída no formulário, é necessário definir sua quantidade de colunas.

    • Clique no botão – Layout para incluir uma linha e iniciar o desenho do formulário.

    • Digite o número de colunas ou utilize os botões de setas para ajustar, e clique no botão para confirmar ou pressione ENTER.

Exemplo: Elaborando um Pedido de Venda

    1. Clique na aba – Propriedades:
    2. Informe um nome para o formulário e defina a orientação do formulário com Paisagem.
    3. Em seguida, clique na aba – Editar.
    4. Na primeira linha, teremos um logotipo e o título do formulário. Para isso, primeiro adicione uma linha com 2 colunas.
    5. Clique na coluna à direita. Ela ficará pontilhada. Observe:
    6. Em seguida, clique na janela de Ferramentas e em Dimensões e aumente a largura da segunda coluna para 237mm.
    7. O resultado será:
    8. Com a segunda coluna ainda selecionada, clique no botão – Texto.
    9. A notação Novo Texto será exibida dentro da coluna. Observe:
    10. Clique sobre a coluna com o termo Novo Texto e, em seguida, no ícone – Propriedades exibido no canto direito dessa coluna.
    11. A janela de Propriedades é exibida. Clique no botão da linha Conteúdo para digitar um texto.
    12. Na janela Editar Texto, digite: Pedido de Venda.
    13. Clique em OK para confirmar.
    14. Modifique o tamanho da fonte para 40px, Negrito e alinhamento à Direita.
    15. Para concluir a edição, clique no botão X – Fechar da janela Propriedades.
    16. O resultado será:

Incluindo um logotipo

Antes de incluir o logotipo, é importante saber que as imagens se ajustam ao tamanho da célula.

  1. Clique agora na primeira coluna e no ícone – Imagem.
  2. Localize o arquivo com o seu logotipo.
  3. O resultado será:

Identificação do Pedido de Venda

Vamos agora incluir algumas variáveis para identificação do pedido de venda:

  • Numeração das páginas
  • Número do documento
  • Data de Emissão
  • Nome do Vendedor
  1. Para isso, clique na área vazia abaixo do cabeçalho criado e, em seguida, no ícone – Layout.
  2. Selecione 1 coluna e confirme.
  3. O resultado será:
  4. Clique no canto direito e no botão – Propriedades.
  5. Clique no botão Conteúdo, remova o termo Novo Texto e digite Pág: .
  6. Clique no botão – Variável, role até o final da lista de variáveis e selecione Página Atual.
  7. Digite o caractere / e adicione a variável Total de Páginas.
  8. Clique em OK para confirmar e formate a célula com alinhamento à direita.
  9. O resultado será:
  10. Clique na área vazia e no botão – Layout para incluir uma nova linha. Digite 2 na quantidade de colunas.
  11. Clique na primeira coluna e, na janela de Ferramentas – Dimensões,  aumente a largura da coluna para 230mm.
  12. Com a primeira coluna selecionada, clique no botão – Texto.
  13. No canto direito, clique no botão – Propriedades e digite o texto Nº. Formate com 15px, Negrito, alinhamento à Direita.
  14. O resultado será:
  15. Clique na última coluna e no ícone – Texto.
  16. No canto direito, clique no botão – Propriedades e remova o termo Novo Texto
  17. Clique no botão – Variáveis e selecione a variável Docto.
  18. Formate com 15px e alinhamento à Esquerda.
  19. O resultado será:
  20. Clique na área vazia do documento e no botão – Layout para incluir uma nova linha. Digite 2 na quantidade de colunas.
  21. Ajuste o tamanho da primeira coluna com a largura de 230mm.
  22. Com a primeira coluna selecionada, clique no botão – Texto.
  23. No canto direito, clique no botão – Propriedades e digite o texto Emissão. Formate com 15px, Negrito, alinhamento à Direita.
  24. O resultado será:
  25. Clique na última coluna e no ícone – Texto.
  26. No canto direito, clique no botão – Propriedades e remova o termo Novo Texto
  27. Clique no botão – Variáveis e selecione a variável Emissão. Formate com 15px e alinhamento à Esquerda.
  28.  O resultado será:
  29. Clique na área vazia do documento e no botão – Layout para incluir uma nova linha. Digite 2 na quantidade de colunas.
  30. Clique na primeira coluna e no botão – Texto.
  31. No canto direito, clique no botão – Propriedades e digite o texto Vendedor. Formate com 15px, Negrito, alinhamento à Direita.
  32. O resultado será:
  33. Clique na última coluna e no ícone – Texto.
  34. No canto direito, clique no botão – Propriedades e remova o termo Novo Texto
  35. Clique no botão – Variáveis e selecione a variável Vendedor. Formate com 15px e alinhamento à Esquerda.
  36.  O resultado será:

Identificação do Cliente

Vamos agora adicionar uma área para identificação dos dados do cliente.

  1. Clique na área vazia e no botão – Layout para incluir uma nova linha apenas para espaçamento. Digite 1 na quantidade de colunas.
  2. Ajuste a dimensão da coluna com a altura de 8mm.
  3. Clique na área vazia e no botão – Layout novamente e inclua uma nova linha com 2 colunas.
  4. Ajuste a primeira coluna com a largura de 30mm.
  5. Na primeira coluna, adicione o texto Cliente com tamanho 15px e negrito.
  6. Na segunda coluna, adicione a variável Cliente com tamanho 15px,  da mesma forma como incluiu o nome do Vendedor.

Incluindo variáveis de outras tabelas

Abaixo da linha do cliente, vamos incluir o Endereço, porém observe que essa variável não está disponível na lista, pois esse dado não é exibido na tela do orçamento.

Dessa forma, será necessário criar uma variável estabelecendo a ligação entre as tabelas: no nosso exemplo, a do orçamento e a de clientes.

  1. Na janela de Ferramentas, clique no ícone – Variáveis. Observe:
  2. Será aberta a janela para criação das variáveis. Clique no botão +Nova Variável.
  3. Uma linha para edição da variável é adicionada. Clique no botão Editar para definir os dados:
  4. Na janela Propriedades, selecione as informações conforme abaixo:

    • Nome: digite Endereço para identificar a variável
    • Tipo: Caracter (indica que o Endereço é um dado caracter)
    • Contexto: selecione Registro (indica que o nome do Cliente está no cabeçalho do orçamento)
    • Origem: selecione Cliente (indica que a ligação será estabelecida pelo cliente do cabeçalho)
    • Relação: selecione a tabela Clientes (esta é a tabela de onde será puxado o endereço do cliente)
    • Retorno: selecione Endereço.
  5. Clique no ícone X para fechar a janela.
  6. Adicione também variáveis para:
    • Número
    • Complemento
    • Bairro
    • CEP
    • Município
    • Estado
    • Email
    • CNPJ
    • Inscrição Estadual
  7. Para finalizar, clique em Fechar.
  8. De volta à tela da edição do formulário, adicione uma linha com 6 colunas.
  9. Formate a primeira coluna com a largura de 30mm e adicione o texto Endereço.
  10. Na segunda coluna, formate com a largura 120mm e clique no ícone – Texto.
  11. Edite as – Propriedades e remova o termo Novo Texto
  12. Clique no botão – Variáveis, role a tela e observe que as variáveis criadas foram listadas.
  13. Selecione a variável Endereço.
  14. Digite uma vírgula (,) e, em seguida, selecione a variável Número.
  15. Digite um hífen (-) e selecione a variável Complemento.
  16. Digite um hífen (-) e selecione a variável Bairro.
  17. Clique no botão OK para confirmar.
  18. Os campos seguintes dessa linha formate com os títulos seguidos dos respectivos conteúdos: CEP, Cidade/Estado. O resultado será:
  19. Crie mais uma linha com 6 colunas e formate com os títulos seguidos dos respectivos conteúdos: Email, CNPJ e Inscrição Estadual.

Incluindo os Itens do Orçamento

  1. Adicione 2 linhas em branco.
  2. Clique na segunda linha e, em seguida, no ícone – Itens.
  3. Note que estão disponíveis duas opções: Tabela, disponibiliza as listas de itens das telas; e Template, permite configurar com código de programação Javascript ou HTML.
  4. O Flexprint insere automaticamente as colunas com os principais dados dos itens do orçamento.
  5. Vamos formatar essa linha com os campos que precisamos. Para isso, clique sobre a tabela e, em seguida, no ícone _ Configurações exibido no canto direito da linha de títulos.
  6. Na janela Propriedades, clique em Colunas;
  7. A lista de campos é exibida. A edição nessa janela é bem simples, basta arrastar os campos a coluna de Selecionados ou para a coluna Disponíveis, caso não queira utilizá-los.
  8. Retorne os seguintes campos para a coluna Disponíveis, pois não vamos utilizá-los: Variantes, Armazém, Preço Unitário, Prazo de Entrega, Fixa ou Variável
  9. Adicione o campo Valor do FCP-ST  logo após o Valor do ICMS-ST.
  10. Adicione o campo Valor do IPI  logo após o Valor do FCP-ST.
  11. Na coluna Selecionadas, movimente os campos para cima ou para baixo até obter a sequencia:
    1. Código do Produto
    2. Produto/Serviço
    3. Quantidade Comercial
    4. UM
    5. Preço Unitário Comercial
    6. Valor do Desconto
    7. Valor do Item
    8. Valor do ICMS-ST
    9. Valor do FCP-ST
    10. Valor do IPI
    11. Valor a Faturar
  12. Clique no ícone Configurações ao lado do campo Código do Produto e modifique o título para Código.
  13. Clique no ícone Configurações ao lado do campo Produto/Serviço e modifique o conteúdo com a seguinte expressão:
    item.SC6_IDSB1+ (item.XXX_DescChaveItensVar == “Padrão” ? “” : (” ” +item.XXX_DescChaveItensVar ))
  14. Observe que foi usada uma sintaxe JavaScript  concatenando a descrição da variante à identificação do produto. No entanto, foi definida uma condição (if) para que se o retorno for “Padrão”, seja apresentado brancos.
  15. Configure os seguintes campos
    • Quantidade Comercial para Qtd
    • Preço Unitário Comercial para Preço Unitário, Conteúdo: Transformação defina com Moeda
    • Valor do Desconto para Desconto, Conteúdo: Transformação defina com Moeda
    • Valor do ICMS-ST para ICMS-ST, Conteúdo: Transformação defina com Moeda
    • Valor do FCP-ST para FCP-ST, Conteúdo: Transformação defina com Moeda
    • Valor do IPI para IPI, Conteúdo: Transformação defina com Moeda
    • Valor a Faturar para Valor Total
      Conteúdo:

      • defina a seguinte fórmula:
        parseFloat(item.SC6_ValItem) + parseFloat(item.SC6_ValIPI) + parseFloat(item.SC6_ValICMS_ST) + (item.SC6_ValFCP_ST ? parseFloat(item.SC6_ValFCP_ST):0)
      • essa sintaxe força o retorno numérico dos dados para que seja possível executar a fórmula da adição. Em relação ao FCP-ST, foi incluído um if para que em caso de nulo, o retorno seja 0 (zero).
      • Transformação defina com Moeda
  16. O resultado será:
  17. Ajuste o tamanho das colunas para visualizar o conteúdo da descrição em uma linha. Ajuste também a altura da linha para 50mm.
  18. Para formatar uma borda na tabela de itens, clique sobre ela e na janela Ferramentas, marque todas as bordas.

Incluindo linha de total

Vamos agora finalizar o formulário, incluindo uma linha com o valor total do pedido.

  1. Adicione 1 linhas em branco apenas para distanciamento.
  2. Em seguida, adicione mais 1 linha, agora com 2 colunas.
  3. Ajuste a primeira coluna com a largura de 230mm.
  4. Com a primeira coluna ainda selecionada, adicione o texto Valor Total com tamanho 20px, negrito e alinhamento à direita.
  5. O resultado será:
  6. Clique na segunda coluna e, em seguida, no ícone
  7. Clique na segunda linha e, em seguida, no ícone – Texto.
  8. Edite as propriedades do Novo Texto.
  9. Edite o Conteúdo.
  10. Na janela aberta, exclua o termo Novo Texto.
  11. Em seguida, clique na aba Agregados:
  12. Clique na caixa de listagem Campo e selecione o campo Valor do Item. Mantenha a função Sum (soma) e clique no botão OK, conforme a tela de exemplo abaixo:
  13. O resultado será:
  14. Posicione o cursor após o termo sum da função e digite o sinal +.
  15. Observe o resultado:
  16. Vamos continuar adicionando os demais valores para totalizar.
  17. Clique novamente na aba Agregados. Na caixa de listagem Campo, selecione o campo Valor do IPI. Mantenha a função Sum (soma) e clique no botão OK, conforme a tela de exemplo abaixo.
  18. Precisamos ainda adicionar o valor do ICMS-ST e FCP-ST. Dessa forma, posicione o cursor após o último termo sum e digite novamente o sinal +.
  19. Clique novamente na aba Agregados. Na caixa de listagem Campo,selecione o campo Valor do ICMS-ST. Mantenha a função Sum (soma) e clique no botão OK, conforme a tela de exemplo abaixo.
  20. posicione o cursor após o último termo sum e digite novamente o sinal +.
  21. Clique novamente na aba Agregados. Na caixa de listagem Campo, selecione o campo Valor do FCP-ST. Mantenha a função Sum (soma) e clique no botão OK, conforme a tela de exemplo abaixo.
  22. Finalize a fórmula, clicando em OK.
  23. Na janela Propriedades da célula, formate com tamanho 20px, negrito, alinhamento à direita.
  24. O resultado será:
  25. Para finalizar, clique sobre o valor calculado para apresentar a janela de Propriedades da fórmula (observe que será uma janela diferente das propriedades da célula). Mude a Transformação para Moeda. Confira abaixo:
  26. O resultado será:

Dica:

Para totalizar uma coluna baseada em campo de Flexcel DB, utilize a seguinte notação:

{* sumColuna(0,n) *} – onde n se refere à posição da coluna de Flexcel DB. Considere que a primeira coluna da tabela de itens é a de posição zero.

Gravando o formulário

  1. Na janela Ferramentas, clique no botão Salvar.
  2. Após gravar, feche a janela do Construtor de Formulários.

Imprimindo o Formulário

  1. De volta à tela de Lançamento, clique no botão – Flexprint ao lado do registro. O nome do formulário criado é listado.
  2. Clique sobre o nome do formulário, no botão Imprimir.
  3. Na janela Imprimir, direcione a saída do formulário.

Enviando o formulário por email

  1. Caso queira enviar o pedido para o email do cliente, clique no botão Email.
  2. A janela para digitação do corpo do email é aberta. Configure os dados necessários e clique em Enviar.
  3. O pedido será anexado ao email no formato PDF.

Importante: 

  1. Antes de enviar o email, verifique se os parâmetros SMTP estão configurados (Parâmetros > Config. Gerais).
  2. Verifique também se o parâmetro CRM está configurado em WorFlow  (Parâmetros > Workflow).