Ajuste de Peso Teórico x Peso Real

A rotina de Ajuste de peso foi desenvolvida para o segmento de venda de alumínio, quando a empresa armazena o produto em barra ou unidade, porém vende por peso (KG).

Nessas condições, estipula-se um peso teórico para a unidade de armazenamento no estoque e após o orçamento realizado para o cliente, será feita a pesagem real dos produtos. O processo de pesagem, define o peso real que será cobrado do cliente, ajustando a quantidade do orçamento original.

Observação: Para definir os itens que serão necessário fazer o ajuste, é necessário definir dentro do cadastro de categoria. Definindo o parâmetro como “Sim”, todos os itens que fazem parte da categoria definida será obrigatório realizar o ajuste antes de realizar o Faturamento.

Exemplo:

Produto: PERFIL DE ALUMINIO

UM do Estoque: BR

UM Comercial: KG

Peso teórico de cada barra: 0,800 gr

Fator de Conversão: 1/0,8 = 1,25

Ao gerar o orçamento será apresentada a unidade de medida de estoque cadastrada no produto e a unidade de medida comercial de conversão cadastrada no produto e selecionada no orçamento.

Na tela de ajuste de Peso Teórico X Peso Real, deve ser apontado o peso real da quantidade orçada para que o preço seja calculado corretamente.

  1. Acesse Lançamentos > Vendas > Ajuste Peso Teórico x Real.
  2. Clique no botão Editar do orçamento a ser ajustado.
  3. A aba Ajuste de Peso será aberta com os itens do orçamento.
  4. Clique na aba Critério de Ajuste para realizar o apontamento da pesagem. A apresentação da tela será padrão o agrupamento por categoria e subcategoria.
  5. Clique sobre a célula Qtde Real e digite o peso obtido para a categoria/subcategoria dos produtos que constam no orçamento.
  6. Clique em Ajustar para ratear o saldo do peso entre os itens.
  7. Quando a diferença dos pesos teóricos e real for maior do que 10%, será apresentado um alerta informando:
  8. Confirme e clique em Gravar.
  9. Uma vez gravado o ajuste, será mantido o histórico do peso teórico e passará a constar no orçamento o peso real a ser cobrado.
  10. Após o passo do ajuste, ao acessar a tela do faturamento, buscar o orçamento em questão e os itens do orçamento serão carregados com a quantidade real informada e o preço do item será recalculado.
Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.