Reconciliação Bancária

A tela de reconciliação bancária ajuda a conferir se as baixas realizadas dos títulos realmente constam no extrato bancário. Seu objetivo é verificar se os lançamentos feitos no sistema coincidem com aqueles feitos no Banco, marcando aqueles que estão consolidados.

É importante destacar que essa tela não realiza movimentos de baixa, devendo, portanto, ser utilizada para apenas para auditoria ou conferência.

Lançamentos encontrados no extrato e não encontrados no sistema, como encargos e outras taxas, devem ser lançados em Despesas para possibilitarem a reconciliação.

Lançamentos pendentes (cheques emitidos, mas não depositados; cheques recebidos, mas que ainda não foram creditados) geram uma diferença que ficará evidente nesta tela; nesse caso, deve-se realizar o estorno da baixa.

Lembre-se: é importante fazer a Reconciliação Bancária DIARIAMENTE.

Reconciliando as baixas 

  1. Acesse o menu Lançamentos > Financeiro > Reconciliação Bancária;
  2. No campo Banco, selecione o banco/conta que deseja reconciliar os lançamentos de baixas.
  3. Nos campos Baixas De e Até, selecione o período para listar as baixas a receber e a pagar ainda não reconciliadas.
  4. Em seguida, clique no botão -Atualizar para carregar os lançamentos.
  5. Marque os lançamentos que constam no seu extrato e clique no botão .
  6. À medida que os lançamentos são reconciliados, um ícone de link é exibido e os valores pendentes do lado direito da tela são atualizados. Observe.
    Conheça a seguir como deve ser interpretada cada uma das informações:

    Apuração do Saldo
    Saldo no sistema    exibe o saldo atual no banco registrado no ERPFlex.
    (+) Entradas pendentes   exibe o valor total das baixas a receber realizadas no ERPFlex e ainda não marcadas como reconciliadas.
    (-) Saídas pendentes     exibe o valor total das baixas a pagar realizadas no ERPFlex e ainda não marcadas como reconciliadas.
    Saldo Ajustado  representa o saldo dos lançamentos pendentes + saldo atual no banco. À medida que os lançamentos são marcados como reconciliados, esse saldo se aproxima ao saldo atual do banco.
    (+)Entradas do extrato não lançadas   permite simular o saldo com um valor recebido ainda não lançado.
    (-)Saídas do extrato não lançadas  permite simular o saldo com um valor pago ainda não lançado.
    Saldo do Extrato É igual ao saldo ajustado somado as Entradas e Saídas não lançadas. O objetivo é que fique igual ao saldo do extrato do seu banco.
  7. Clique no botão Gravar para salvar a reconciliação realizada.
  8. Após gravar a tela, no próximo acesso, os valores reconciliados não serão mais exibidos.
  9. Caso seja necessário visualizar os lançamentos reconciliados, marque a caixa Mostrar os lançamentos já reconciliados na parte inferior da tela.
  10. Para estornar uma reconciliação, basta clicar sobre o botão de link  – Desfazer. O valor pendente será atualizado.

Importação do arquivo de extrato

É possível importar o arquivo do extrato fornecido pelo banco no formato .ofx, de forma a reconciliar automaticamente os lançamentos de baixa.

  1. Clique no botão Importar para localizar o arquivo no seu computador.
  2. Em seguida, clique em Sincronizar.
  3. Os lançamentos que conferirem o valor serão marcados como reconciliados  automaticamente. No extrato, os lançamentos são tachados à medida que forem associados ao ERPFlex.
  4. Para fazer uma reconciliação manual dos lançamentos que não foram sincronizados automaticamente, marque o lançamento do extrato e as baixas que correspondentes na janela à esquerda. Em seguida,  clique no botão Reconciliar para realizar o vínculo de reconciliação.
  5. Caso o somatório das baixas selecionadas não corresponda ao valor do lançamento no extrato, será exibida uma janela de advertência.
  6. Clique no botão Gravar para confirmar a reconciliação.
    Após gravar a tela, no próximo acesso, os valores reconciliados não serão mais exibidos.
  7. Para consultar os movimentos já reconciliados, clique na caixa Mostrar os lançamentos já reconciliados.