Nota de Devolução de Venda

No caso de um cliente não contribuinte realizar a devolução da mercadoria, a empresa deve emitir e transmitir uma nota de entrada referente a essa operação à SEFAZ, de forma a reincorporar os produtos ao estoque e viabilizar a recuperação dos impostos devidos pela venda.

A nota de devolução precisa referenciar a chave de acesso do Danfe de venda.

icone_dica Dica:

Caso o cliente seja contribuinte, normalmente, ele mesmo gera a nota de devolução. Nesse caso, a empresa precisa apenas importar o XML pela tela de Compras.

Compensação entre carteiras

No momento da entrada, o valor da devolução pode ser compensar um título a receber gerado por ocasião da venda.

Atualização do custo médio na devolução

Para que o custo do estoque não seja afetado por uma entrada com valor do preço de venda (já que se trata de uma devolução), é possível configurar o parâmetro CFOPs de entrada no estoque pelo custo médio atual (Parâmetros > Compras > Compras-Padrões) incluindo os CFOPs de devoluções.

Importante: se não existir saldo em estoque, também não haverá custo médio; nessa situação, o sistema considera o custo standard para valorização da entrada.

 

icone roteiroPara emitir uma nota de devolução de venda transmitida pelo ERPFlex:

  1. Acesse Lançamentos > Vendas > Faturamento.
  2. Clique no botão botao_nfe_sucesso à frente da nota cuja mercadoria está sendo devolvida.
    Será exibida uma janela com funções sobre a nota.
  3. Clique no botão +Nota de Devolução.
    A janela de nota de Compra – Devolução de Venda será exibida, listando os itens que constaram na nota de saida.
    O CFOP é sugerido conforme o parâmetro CFOP de devolução (Parâmetros > Faturamento-Compras > Faturamento-Padrões).
  4. Faça os ajustes nos itens em relação à quantidades, tributações, e marque para exclusão os que não foram devolvidos.
  5. Na aba Pagamento, efetue a compensação com um título a receber ou  lance o pagamento a prazo para posterior tratamento.
  6. Grave a nota.
    O ERPFlex retorna a tela de origem da nota de venda.
  7. Finalize a rotina de Faturamento.
  8. Acesse agora Lançamentos > Compras > Compras.
  9. Observe que a nota de devolução para o cliente foi gravada.
  10. Clique no botão botao_nfepara transmitir a nota à SEFAZ.