Painel Processo de Vendas

O painel do processo de vendas de produtos permite acompanhar visualmente cada uma das suas etapas seja inclusão do orçamento até entrega ao cliente, podendo passar diferentes áreas dependendo da operação da empresa. Poder acompanhar cada um desses estágios por meio de um painel, dá ao gestor uma maior agilidade operacional.

O processos de vendas pode ter até seis etapas:

  1. Inclusão do orçamento
  2. Aprovação interna por alçada
  3. Aprovação do cliente
  4. Separação do pedido
  5. Aguardando faturamento
  6. Faturado/entregue

A sua empresa não precisa necessariamente trabalhar com todas essas etapas. O ERPFlex identifica automaticamente quais processos estão parametrizados e exibirá no painel somente o que estiver habilitado.

Para utilizar o painel:

  • Acesse o menu Lançamentos > Vendas > Processo de vendas;

  • Será exibido o painel com todas as etapas ativas.

Configurações

  • No botão configurações, podemos ajustar rapidamente a visão do painel para apresentar os movimentos no mês ou uma quantidade de dias

Filtros

  • Na área de filtros você também pode escolher períodos maiores

Caixa de pesquisa

  • A caixa de pesquisa permite localizar um documento digitando qualquer uma das informações exibidas no painel

Painel de Vendas

  • Observe que em cada coluna é informada a quantidade de processos que estão pendentes naquela etapa e o valor acumulado
  • Clicando sobre o documento, será apresentado no ícone de menu para cada processo está disponível com opções que permitem acessar as rotinas envolvidas para consultar o documento ou dar prosseguimento no processo.

Etapa Orçamentos

  • A opção Localizar pode abrir por exemplo a tela de orçamentos e pedidos, já com o orçamento selecionado.

Etapa Aguardando Aprovação

  • A etapa Aguardando aprovação somente é exibida quando configurada a alçada de aprovação interna. Nela são listados os orçamentos que foram encaminhados e aguardam aprovação. Pelo menu de opções você pode acessar a tela do monitor de aprovações.

Etapa Aprovação de Clientes

  • A etapa Aprovação de cliente somente é exibida quando estiver ativo parâmetro Usa Aprovação de Cliente em conjunto com Controle de Alçada e o Romaneio. Ela lista os orçamentos que ainda não foram sinalizados como aprovados pelo cliente.
  • Pelo menu de opções é possível abrir a tela de orçamentos e pedidos já com o orçamento posicionado.

Etapa Separação

  • A etapa Separação é exibida quando está ativo parâmetro Romaneio; ela lista os pedidos que já foram aprovados e estão prontos da Separação ou que foram separados parcialmente. Pelo menu de opções, podemos acessar a tela de Romaneio ou a de Romaneio por Item de acordo com o uso da empresa

Etapa Faturamento

  • A etapa Faturamento somente será exibida se existir algumas das etapas anteriores (Orçamento, Alçada. Aprovação do Cliente ou Separação); nela são listados os lançamentos já liberados para faturar. Pelo menu Opções é possível abrir a tela do Faturamento ou de Receita.

Etapa Faturamento/Entregue

  • A etapa Faturado/Entregue relaciona os registros com faturamento lançado e a situação da entrega. Os ícones demonstram-se a nota já foi ou não autorizada e o status do despacho: sinalizado um caminhãozinho em vermelho quando estiver aguardando transporte ou em verde quando Já enviado.
  • Pelo menu de opções você, pode acessar a tela de Faturamento, Despacho ou Romaneio, conforme operação da empresa.