Data mining

Esta opção (descrita mais detalhadamente no livro Um Bate-Papo sobre TI e no Gestão Empresarial com ERP) apresenta os fatos relevantes que ocorrem com o Faturamento e as Despesas. Faz uma relação entre duas dimensões dentro de um determinado período. No caso do Faturamento faz todas as combinações envolvendo as Naturezas, os Meses, os Produtos, os Clientes e os Vendedores. Para as Despesas não considera os Vendedores.

Escolhida as Dimensões, calcula a Correlação entre cada uma e o total, apresentando o Índice e traçando as duas linhas.

Como é sabido, o Indice de Correlação varia de -1(correlação inversa) a +1(alta correlação). Conforme o Índice se afasta de 1,torna-se um fato relevante e por isso deve ser analisado. Olhando-se as linhas tem-se uma boa idéia de como as duas tendências se diferenciam, cabendo agora ao usuário analisar as suas causas.

Exemplos: Vendedor x Produto. Em uma empresa o Mix de Vendas sempre segue uma tendência, um produto vendendo bem mais que outros. Esse mix em principio deveria ser seguido por todos os vendedores. Nesta tela, olhando-se os indices de correlação, se algum vendedor tiver um numero longe de 1 significa que ele não seguiu a tendência dos demais.

Nas analises onde a segunda Dimensão é Mês (Produto x Mês, Cliente x Mês, Natureza x Mês e Vendedor x Mês) detecta-se os casos em que o comportamento dessas dimensões não acompanhou a tendência do Faturamento (Despesas) total daquele mês, ou seja, um Produto, um Cliente, etc vendeu bem em um mês fraco ou vice-versa. Note que neste caso, em que a segunda dimensão é Mês, o período escolhido na tela de entrada deve ser no mínimo de 2 meses.
A analise do data mining é a mesma para faturamento e despesas.

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