Cotação de Compras

Parâmetros Envolvidos

Tabelas Atualizadas

  • COTCAB – Cabeçalho da Cotação
  • COTITEM – Itens da Cotação
  • COTITEM_SA1 – Cotação Item Fornecedor

Todos os itens analisados na Solicitação de Compras, irão gerar um novo documento na tela Cotação. Um documento de cotação pode conter vários itens de diferentes solicitações de compras.

Na rotina de cotação é possível fazer o download da planilha contendo os itens a serem cotados e suas respectivas quantidades, para que seja enviado por e-mail ao fornecedor. Também é possível realizar o impute manual dos valores da cotação.

Ainda na rotina de cotação, existe o mapa de cotação que irá apresentar o comparativo entre os fornecedores envolvidos e mostrar o campeão pelo critério de escolha selecionado.

No momento o critério para gerar o pedido de compras, pode ser o Melhor Preço por Fornecedor ou Melhor Prazo por Fornecedor.

 

Realizando a Cotação icone roteiro

1. No ERPFlex acesse Lançamentos > Compras > Cotação de Compra;

2. Explorando o grid ;

3. Iniciando a Cotação

  • Clique em alterar registro;

Na tela Dados da Cotação, cada aba corresponde a um fornecedor envolvido.

Para envio de e-mail manual, faça o download da planilha contendo todos os itens a serem cotados e suas respectivas quantidades  clique em “Export To Excel”.

A digitação das colunas Valor Unitário, Prazo (dias), IPI%, ICMS-ST R$ e Frete R$ podem ser informado de forma rápida, na própria celula.

Após preencher os valores correspondente a cada fornecedor, clique em Salvar.

4. Mapa de Cotação

Após salvar a cotação, clique em Mapa de Cotação, para que seja apresentado o fornecedor campeão, conforme critério escolhido.

Os critérios são: Preço por Fornecedor e Prazo por Fornecedor.

O fornecedor melhor avaliado, conforme critério escolhido será apresentado primeiramente, juntamente com o ícone de troféu na coluna que representa o critério de escolha.

Após decidir o campeão por critério, clique em Gerar Pedido de Compra.

5. Rejeitar Cotação

Ao rejeitar uma cotação, será rejeitado todos os itens nela existente. Lembrando que, uma cotação pode conter itens de varias solicitações diferentes, essa ação não afeta os demais itens de sc que não estejam envolvidos na cotação a ser rejeitada, exceto quando quando todos os itens da cotação pertencerem a uma mesma sc.

Ao recusar é obrigatório que seja informado o motivo, uma breve explicação por extenso, assim o solicitante poderá acompanhar e entender o status. Não é possível recorrer da decisão.

Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.