Como dar manutenção nas Oportunidades

Para dar manutenção em uma oportunidade:

  • Basta dar um duplo clique sobre seus dados no painel do funil.
  • Será aberta a janela com o histórico da oportunidade. Ao lado esquerdo, é exibido o email criado para manter o histórico das comunicações sobre as oportunidades.

Operações de edição da oportunidade

Observe que na aba Histórico são listadas todas as interações sobre a oportunidade.

Mantenha registrada todas as atividades realizadas para a oportunidade: almoço, apresentação, demonstração, e-mail, lembrar, chamar, reunião, tarefa.

  • Clique no botão +Adicionar.
  • Preencha os dados da atividade.
  • As atividades programadas são listadas.
  • Utilize os botões para:
    • – marcar a atividade como realizada, digitando suas observaçõs.
    • – editar os dados da atividade
    • – marcar a atividade como não realizada
    • – duplicar a atividade
    • – excluir a atividade

Aba Concluídas

Lista todas as atividades marcadas como concluídas.

Aba Não Realizadas

Lista todas as atividades marcadas como não realizadas

Para cada oportunidade criada também é gerada uma identificação de email que permite manter o histórico das comunicações entre a empresa e o prospect.

Importante: Para envio do email, o usuário deve estar logado na sua conta do Google ou Microsoft, exceto se estiver usando SMTP.

Para enviar um email:

  • Clique na aba E-mail.
  • Clique no botão +Novo E-mail e digite o assunto e o corpo do email. É possível puxar um template padrão para composição do corpo do email e anexar arquivos.
  • Clique no botão Enviar para concluir.
  • O email encaminhado para ser relacionado na aba Enviados.

Emails Recebidos

Toda resposta encaminhada pelo prospect, que constar o email da oportunidade, fica registrada na aba Recebidos.

aba Recebidos

Clique no botão Atualizar para verificar se existem novos e-mails recebidos.

aba Rascunhos

Os e-mails escritos porém não encaminhados ou que tenham algum problema no envio serão relacionados na aba Rascunhos. É possível editá-los e fazer o envio.

A aba Notas está disponível para manter observações internas importantes sobre o andamento da oportunidade.

  • Clique no botão +Adicionar e digite as observações para registro.
  • Clique em Salvar.
  • As anotações ficam gravadas com data e horário.

Todas as propostas enviadas ao prospect são mantidas na aba Propostas.

  • Clique no botão +Adicionar e selecione o modelo do PDF e o template dos itens de produtos/serviços e valores ofertados. É possível editar os dados carregados do template. Note que os produtos e serviços são provenientes dos respectivos cadastros (menu Cadastros > Produtos e Serviços), porém é possível incluir um item novo clicando no botão +.
    Em caso de dúvidas, consulte os helps Cadastro de Produtos e Cadastro de Serviços.
  • Clique no botão Visualizar PDF para pré-visualizar a proposta.
  • Feche a aba do rascunho de proposta.
  • Clique no botão Salvar para gravar a proposta.
  • A proposta criada é listada.
  • Se configurada a aprovação por alçada, clique no botão Enviar para Aprovação para encaminhar ao aprovador interno.
  • O aprovador deve acessar a opção Monitor de Aprovações para aprovar ou rejeitar as propostas.
  • Após a aprovação interna, a proposta passa a ser sinalizada como Aprovada.
  • Clique no botão – Enviar para assinatura para encaminhar ao cliente.
  • O PDF da proposta é gerado e o email do contato será listado para encaminhamento. Adicione outros emails, se necessário.
  • Clique no botão Enviar para Assinatura.
  • A proposta recebe o status de Aguardando assinatura. É possível cancelar o processo, clicando no botão – Cancelar Envio.

Assinatura da proposta pelo prospect

O prospect receberá um email com a proposta e o botão para Assinatura Eletrônica. Observe.

  • Ao clicar no botão Ver/Assinar. O detalhe da proposta é exibido.
  • Para concordar e assinar a proposta, basta clicar no botão Assinar.
  • É necessário digitar o nome, RG ou CPF, a data de nascimento e clicar nas caixas para concordar com os termos da proposta.
  • Para concluir, deve clicar em Assinar.

no CRM

A proposta assinada pelo prospect recebe a atualização do status. Se necessário, é possível reabrir a proposta para ajustes.

A conclusão da oportunidade também pode ser realizada por meio dos botões da própria janela de edição.

  • Ao clicar no botão Ganho, confirme a operação.
  • Se ativada a integração com o ERPFlex, será incluído um orçamento com os dados da proposta aprovada.