Solicitação de Compras – Inclusão

Parâmetros Envolvidos

Tabelas Atualizadas

  • SLCCAB – Cabeçalho da Solicitação de Compras Inclusão
  • SLCITEM – Itens da Solicitação de Compras Inclusão

A solicitação de compras é uma rotina com o objetivo de criar uma lista de produtos ou serviços a serem comprados.

A solicitação deve ser feita por um usuário que tenha permissão no perfil para realizar o processo.

Nem sempre o usuário que esta criando a solicitação de compras é o solicitante, levando em consideração que o solicitante nem sempre tem acesso ao sistema para tal processo.

Na criação da SC, é possível indicar o produto ou serviço (devidamente cadastrado na base), quantidade, data da necessidade e sugerir um fornecedor para a compra.

Após a inclusão é possível o acompanhar o status da SC.

Realizando o Cadastro icone roteiro

1. No ERPFlex acesse Lançamentos > Compras > Solicitação de Compras – Inclusão;

2. Clique em Incluir;

3. Preencha os campos conforme abaixo:

No cabeçalho

  • Doc. Solicitação – pode ser personalizado utilizando caracteres alfanuméricos ou deixando em branco, seguirá sequencia numérica automática;
  • Solicitante – informe o solicitante que deve estar devidamente cadastrado no sistema (campo obrigatório);
  • Data Emissão – assumirá a data atual;
  • Valor da Verba – Utilizado quando o processo de solicitação de compras e cotação é feito por projeto, de forma única, ou seja, no processo não se aglutina varias SC’s para gerar uma cotação, sendo assim, caso o projeto tenha uma verba para gastos, o valor deve ser informado nesse campo para que o comprador fique atento e não ultrapasse o valor informado, o campo é apenas informativo, o processo não é bloqueado caso o valor da verba seja ultrapassado no processo de compra;
  • Doc. Orçamento – Associe o documento de orçamento que esta vinculado a SC;
  • Histórico – preencha algo sobre o lançamento que julgar necessário;

Nos Itens

Clique em Incluir e preencha os campos:

  • Produto/Serviço – informe o produto ou serviço que será incluído, informe a o armazém e variante caso tenha;
  • Unidade de Medida – será apresentada a unidade de medida vinculada ao produto;
  • Quantidade – informe a quantidade que esta sendo solicitada;
  • Fornecedor Sugerido – informe o fornecedor como sugestão, que poderá ou não ser considerado pelo comprador;
  • Data Necessidade – em caso de urgência, informe uma data para a necessidade do item;
  • Histórico – informe algo que julgar necessário;
  • Motivo Rejeição – caso a sc seja rejeitada no processo de análise ou de cotação, o motivo pela qual foi rejeitada deve ser apresentado nesse campo;

Ao finalizar clique em Salvar.

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