Empresa

Esse cadastro já é enviado parcialmente preenchido com as informações da empresa com base no contrato firmado com a ERPFlex. A primeira atividade na implantação do ERPFlex é a revisão do cadastro da sua empresa. Já que seus dados são de extrema importância para:

  • informação dos dados corretos do emitente nas notas fiscais
  • identificação das alíquotas internas e interestaduais de ICMS para cálculo do imposto nas notas
  • identificação das alíquotas de PIS e COFINS para cálculo dessas contribuições nas notas
  • correta apresentação dos dados da empresa em montagem de formulários

Importante: não é possível alterar o CNPJ da empresa, pois está vinculado ao contrato de prestação de serviço com a ERPFlex. Qualquer mudança, é necessário acionar o setor financeiro/jurídico da ERPFlex para revisão contratual.

Realizando o Cadastro icone roteiro

  1. Em Miscelânea > Empresa.

  2. Clique no botão Alterar Registro ao lado do nome da empresa.
  3. Preencha os campos conforme a seguir. Ao concluir, clique em Salvar e reinicie o sistema para aplicar as novas configurações.
Razão Social

Razão Social da Empresa conforme contrato com a ERPFlex. Essa informação será exibida nas notas fiscais emitidas pela empresa.

Nome Fantasia

Campo texto livre destinado à informação do nome fantasia da empresa. Poderá ser utilizado nos formulários como orçamentos e pedidos.

CEP / Endereço /Bairro / Número / Estado / Município

Informe os dados da localização da empresa. Uma vez informado o CEP, os campos de endereço, bairro, estado e município serão preenchidos automaticamente se constarem na tabela interna do sistema. Fique atento ao preenchimento do Número e Complemento.

Esses campos são extremamente importantes para identificação das operações comerciais internas, interestaduais e internacionais baseando-se no estado de localidade da empresa, do cliente e fornecedor.

e-mail

Informe o email da empresa. Poderá ser utilizado nos formulários como orçamentos e pedidos.

Telefone

Informe o telefone principal da empresa. Poderá ser utilizado nos formulários como orçamentos e pedidos.

CNPJ

Esse campo deve vir preenchido pela ERPFlex conforme o contrato de prestação de serviços.

Inscrição Estadual

Informe a inscrição Estadual da empresa, caso possua. Essa informação é importante para emissão de notas fiscais de produtos.

Inscrição Municipal

Informe a inscrição municipal da empresa, caso possua. Essa informação é importante para emissão de notas fiscais de serviços.

Insc. ST

Caso a empresa possua inscrição de substituto tributário em outro estado, informe a que mais opera nesse campo.

Importante: se necessário emitir nota para outro estado com outra inscrição, altere esse campo e faça um novo login para aplicar o novo número.  A ERPFlex está desenvolvendo tratamento para permitir a informação de diferentes inscrições de substituto tributário por estado (aba Inscrições Substituto Tributário).

CNAE

Pode ser utilizado caso a empresa tenha apenas um CNAE, porém utilize a aba CNAE caso precise adicionar mais de um.

Esse dado será enviado na nota de produto e também pode ser exigido em algumas prefeituras para emissão de notas de serviços.

Tipo da Empresa

Selecione o tipo de empresa. Essa informação é exigida em algumas prefeituras para emissão de notas de serviços.

Regime de Tributação

Selecione o regime de tributação da empresa para recolhimento dos tributos. Essa informação é primordial para geração das notas fiscais de produtos e serviços, além dos arquivos Speds.

Perfil (SPED)

Informe o perfil para geração do Sped Fiscal conforme a classificação da empresa junto a Receita Federal. Essa informação pode ser ajustada na própria tela da geração Sped.

Indicador de tipo de atividade (SPED)

Informe se a empresa é industrial ou equiparada à indústria. Essa informação é importante para geração do Sped Fiscal.

Regime de Incidência PIS/COFINS

Selecione a forma de apuração dos tributos do PIS e Confins. Essa informação é importante para geração do Sped Contribuições.

Tipo de Apuração do ICMS-ST

Para empresas que comercializam produtos com ICMS por substituição tributária e geram o Sped Fiscal, selecionar a forma de recolhimento do ttibuto: se por apuração (período) ou se por operação (nota).

Toma crédito de ICMS-ST

Campo em desuso.

Desoneração da Folha

Utilizado para o Sped Contribuições para geração de informações referentes ao recolhimento do INSS. Indica se a empresa recolhe o tributo sobre o faturamento ao invés da folha de pagamento: Nenhum, Total ou Parcial.

Alíquota da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta

Campo a ser implementado no New. No Flex, é utilizado para apuração do valor a recolher do INSS quando calculado sobre o faturamento.

Alíquota do Simples

Campo a ser implementado no New. No Flex, é utilizado para apuração do DAS. A cada mês, é necessário atualizar o %, já que este é definido sobre a faixa do faturamento no período.

Base de Cálculo IRPJ (LP)

Campo a ser implementado no New. No Flex, deve ser informado o percentual de presunção de lucro sobre o faturamento para apuração do do IRPJ para empresas do Lucro Presumido

Base de Cálculo CSLL (LP)

Campo a ser implementado no New. No Flex, deve ser informado o percentual de presunção de lucro sobre o faturamento é utilizado para apuração do do CSLL para empresas do Lucro Presumido

Inscr. SUFRAMA

Caso a empresa possua a inscrição Suframa, informe o número para que seja apresentado na nota fiscal de produtos.

Contato

Informe o nome da pessoa de contato na empresa sobre o contrato com a ERPFlex.

As informações dessa aba são importantes para geração e validação dos Speds.

Nome

Digite o nome do responsável na empresa pelas informações que constam nos Speds.

CPF

Digite o CPF do responsável.

Código de Qualificação

Selecione a qualificação do responsável.

As informações dessa aba são importantes para geração e validação dos Speds.

Informe os dados de identificação do contador responsável pelas informações que constam no Sped.

Nessa aba, você deve adicionar os CNAEs da empresa caso  emita nota de serviço para alguma prefeitura que exija essa informação. No cadastro de tributação de serviços, será vinculado o código da prestação do serviço e o CNAE correspondente que deve ser levado para a nota da prefeitura.

Caso a empresa também emita nota de produto, deve indicar o CNAE padrão que será considerado na nota de produto. Sempre que informado o CNAE é necessário também preencher a Inscrição Municipal para que as notas sejam autorizadas.

Para adicionar o CNAE, clique no botão Incluir.

 

Essa aba não está sendo tratada pelo sistema.

Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.