Empréstimos

Os empréstimos contraídos pela empresa junto às instituições financeiras e aos sócios são lançados nessa tela, que registra a entrada do dinheiro no banco e lança o valor da dívida no passivo no Balanço e DRE e PEF.

Caso o empréstimo tenha sido contraído antes da implantação e possua saldo devedor, esse valor deve ser informado no campo Saldo Anterior da tela de empréstimo. Isso faz com que esse saldo devedor seja apresentado no Balanço e DRE  e no PEF, porém não seja feita movimentação de valor no banco.

1.      Para cada prestação a pagar do empréstimo, deve ser incluída uma quitação com a data de emissão referente à prevista para o pagamento, ou seja, não se deve lançar um valor total de quitação e apenas parcelar. Caso contrário, o Balanço e DRE  e o PEF irão considerar o empréstimo já quitado integramente, uma vez que é exibido pelo regime de competência e não de caixa.

2.     Os valores devidos por juros e outras taxas decorrentes devem ser lançados à parte com um serviço de despesa financeira, também de forma mensal e não por parcelamento.

Registrando um empréstimo

  1. Em Lançamentos/ Financeiro / Empréstimo.
  2. Clique em Incluir e informe:
    • Docto
      Digite um código para identificação do empréstimo. Não obrigatório.
    • Descrição
      Digite uma identificação para o empréstimo. Exemplo: Banco Itaú
    • Saldo Anterior
      Se o empréstimo for anterior à implantação, informe nesse campo o saldo restante a pagar.
    • Linha do PEF
      Selecione em qual linha da consulta gerencial PEF – Posição Econômico-financeira deve ser apresentado o valor do empréstimo.
  3. Em seguida, clique em Incluir para movimentar o empréstimo com aquisições ou quitações.

Registrando uma aquisição de empréstimo

  1. Informe:
    • Tipo
      Selecione Aquisição.
    • Valor
      Informe o valor obtido no empréstimo.
    • Cliente
      Selecione a pessoa com a qual foi obtido o empréstimo (cadastre como Cliente e Fornecedor).
  2. Na área Recebimento, clique no botão Incluir e informe a forma do recebimento.
  3. Grave as telas, clicando em sequência nos botões Salvar.

Registrando quitação

  1. Em Lançamentos > Financeiro > Empréstimos, clique no botão – Editar ao lado do empréstimo.
  2. Clique no botão Incluir e informe:
    • Tipo
      Selecione Quitação.
    • Data
      Informe a data da quitação.
    • Valor
      Informe o valor quitado.
    • Cliente
      Selecione o cliente com o qual foi obtido o empréstimo.
  1. Na área Pagamento, clique no botão Incluir e informe a forma de pagamento da quitação.
  2. Grave as telas.
    Esse procedimento deve ser repetido para previsão de quitação das parcelas subsequentes.

Saiba que as despesas de IOF e juros devem ser lançadas pela tela de Compras.