A Solicitação de Compras – Análise por Item é destinado ao usuário com perfil de comprador, que terá a responsabilidade de analisar os itens que foram solicitados, levando em consideração quantidade solicitada x saldo em estoque, data de necessidade e escolha de fornecedores.
Nessa tela será possível tomar ações como aumentar ou diminuir a quantidade que será cotada ou até mesmo recusar a solicitação, sendo necessário informar o motivo.
A análise é feita item a item, ou seja, poderá selecionar diversos itens, de diferentes solicitações e adiciona-los em uma única cotação.
2. Explorando o grid ;
3. Iniciando a Análise
Ao expandir os itens a serem cotados, serão apresentado os detalhes de cada solicitação, segue abaixo algumas sugestões de análise:
a) Por Data de Necessidade – para isso, selecione todos os itens com data de necessidade próximas a vencer;
b) Por Produto – marque apenas o check box do item principal, para selecionar todas as solicitações de compras existente para o item em questão, será considerada a quantidade original solicitada. Para alterar a quantidade clique em expandir e faça a alteração necessária. Ao expandir é necessário marcar o check box para cada solicitação, além de marcar o check box do item principal;
c) Por Solicitação de Compra – selecione todas as solicitações que tenham o mesmo número de documento e Solicitante;
d) Por Solicitante – selecione todas as solicitações de compras que tenham o mesmo solicitante;
4. Escolha dos Fornecedores.
Após análise e seleção dos itens a serem cotados clique em Cotar Itens Selecionados.
Nessa tela serão apresentados os produtos que foram selecionados na tela anterior e também pode apresentar alguns fornecedores.
O critério para apresentação dos fornecedores são:
- Fornecedor que esteja vinculado no cadastro do produto;
- Fornecedor sugerido na inclusão da SC;
- Fornecedor de compras anteriores dos itens;
Caso não apresente nenhum fornecedor, é porque nenhum dos critérios acima foi encontrado. Também é possível excluir os fornecedores listados e incluir novos fornecedores.
Após a escolha, clique em Gerar Cotação.
5. Rejeitar item
A rejeição é feita por item, ou seja, caso uma sc, tenha 5 itens e exista a necessidade de rejeitar apenas um item, o restante dos itens não são afetados e seguem no processo de cotação. Ao recusar é obrigatório que seja informado o motivo, uma breve explicação por extenso, assim o solicitante poderá acompanhar e entender o status. Não é possível recorrer da decisão.