Tabelas Atualizadas
- SLCCAB – Cabeçalho da Solicitação de Compras Inclusão
- SLCITEM – Itens da Solicitação de Compras Inclusão
A solicitação de compras é uma rotina com o objetivo de criar uma lista de produtos ou serviços a serem cotados para aquisição.
A solicitação deve ser feita por um usuário que tenha permissão no perfil para realizar o processo.
Nem sempre o usuário que esta criando a solicitação de compras é o solicitante, levando em consideração que o solicitante nem sempre tem acesso ao sistema para tal processo.
Na criação da SC, é possível indicar o produto ou serviço (devidamente cadastrado na base), quantidade, data da necessidade e sugerir um fornecedor para a compra.
Após a inclusão é possível o acompanhar o status da SC.
Realizando o Cadastro
1. No ERPFlex acesse Lançamentos > Compras > Solicitação de Compras – Inclusão;
2. Clique em Incluir;
3. Preencha os campos conforme abaixo:
No cabeçalho
- Doc. Solicitação – pode ser personalizado utilizando caracteres alfanuméricos ou deixando em branco, seguirá sequencia numérica automática;
- Solicitante – informe o solicitante que deve estar devidamente cadastrado no sistema (campo obrigatório);
- Data Emissão – assumirá a data atual;
- Valor da Verba – Utilizado quando o processo de solicitação de compras e cotação é feito por projeto, de forma única, ou seja, no processo não se aglutina varias SC’s para gerar uma cotação, sendo assim, caso o projeto tenha uma verba para gastos, o valor deve ser informado nesse campo para que o comprador fique atento e não ultrapasse o valor informado, o campo é apenas informativo, o processo não é bloqueado caso o valor da verba seja ultrapassado no processo de compra;
- Doc. Orçamento – Associe o documento de orçamento que esta vinculado a SC;
- Histórico – preencha algo sobre o lançamento que julgar necessário;
Nos Itens
Clique em Incluir e preencha os campos:
- Produto/Serviço – informe o produto ou serviço que será incluído, informe a o armazém e variante caso tenha;
- Unidade de Medida – será apresentada a unidade de medida vinculada ao produto;
- Quantidade – informe a quantidade que esta sendo solicitada;
- Fornecedor Sugerido – informe o fornecedor como sugestão, que poderá ou não ser considerado pelo comprador;
- Data Necessidade – em caso de urgência, informe uma data para a necessidade do item;
- Histórico – informe algo que julgar necessário;
- Motivo Rejeição – caso a sc seja rejeitada no processo de análise ou de cotação, o motivo pela qual foi rejeitada deve ser apresentado nesse campo;
Ao finalizar clique em Salvar.