Painel de Indicadores

O Painel de Indicadores é um módulo do ERPFlex, contratado via plugin, que permite criar visões para análise gerencial dos dados da empresa, por meio de gráficos, tabelas e indicadores numéricos.

O Painel de Indicadores se baseia em fontes de dados provenientes das consultas padrões do ERPFlex e das consultas SQL personalizadas da empresa. Além disso, essas as fontes de dados podem ser interligadas para gerar dados combinados.

Gráficos

Para montagem dos gráficos, estão disponíveis os seguintes tipos:

  • Linha
  • Pizza
  • Barras
  • Barras Horizontais

 

Tabelas

As tabelas apresentam uma lista dos dados selecionados. É possível totalizar por grupo e ordenar.

Indicadores Numéricos

Apresenta um valor com base em um campo numérico. Os indicadores são baseados nas funções de grupos de valores, como Soma, Média, Maior ou Menor número e Contador.

  1. Acesse o menu Indicadores > opção Painel de Indicadores.
  2. A janela para habilitação do plugin é exibida. Clique no botão para Avaliação por 30 dias ou no botão Assinar para contatar o Comercial da ERPFlex e contratar o plugin.
  3. Caso tenha optado por Avaliar por 30 dias, recarregue a página para explorar a ferramenta.

 

Cada painel de indicadores pode reunir gráficos e tabelas pertinentes a uma área ou processo. A permissão para acesso cada painel é definida por perfil de usuário.

Para criar um novo painel:

  1. Clique no botão Criar um novo painel.
  2. Dê um nome para o painel, clicando no botão Editar Propriedades à frente do rótulo Novo Painel de Indicadares.
  3. Na janela de Propriedades do Painel, informe:
    • Nome: digite um título para o painel
    • Rolagem da Tela: caso o painel tenha mais elementos que a área visível, defina como deve ser a rolagem automática: meia página ou página inteira.
    • Atualização: defina um intervalo de tempo para que o painel seja atualizado automaticamente com os dados mais recentes.
  4. Clique em Salvar.

 

Para o painel, você pode optar pelo fundo na cor preta ou branca.

Como alterar o tema do painel:

  1. Clique no botão Alterar Tema.
  2. A cada clique, ocorrerá a alternância entre o fundo preto e o branco.
  3. Clique em Salvar.

 

As permissões de acesso ao painel são estabelecidas sobre os perfis de usuário cadastrados na empresa. Para cada perfil, pode-se atribuir ou restringir o acesso de visualização e/ou edição.

Configurando as permissões de acesso:

  1. Clique no botão Configurações.
  2. Selecione a opção Permissões.
    A lista de perfis é exibida.
  3. Para cada perfil, marque/desmarque a opção de Visualização e Edição.

 

A criação de um gráfico, tabela ou indicador numérico depende de uma fonte de dados, que pode ser criada a partir de uma Consulta padrão do ERPFlex ou uma consulta SQL (personalizada).

  1. Clique no botão Configurações e selecione a opção Fonte de Dados;
  2. Clique no botão + para adicionar uma nova fonte de dados e informe:
    • Nome: digite uma identificação para a fonte de dados. Exemplo: Orçamentos
    • Tipo: escolha entre Consulta (padrão) ou Consulta SQL (personalizada). Exemplo: selecione Consulta.
    • Origem: conforme o tipo escolhido, são listadas as consultas. Exemplo: Orçamentos.
    • Parâmetros: são exibidos conforme o que está disponível na tela da consulta origem. Em parâmetros com datas, as opções favorecem a criação de períodos dinâmicos, com dias, mês e ano relativos.
    • Exemplo: vamos estabelecer o período do ano atual que compreende do primeiro dia de Janeiro até o último dia de Dezembro.
      • Data De:
        • Em Dia, marque a opção Fixo e preencha com 1.
        • Em Mês, marque a opção Fixo e preencha com 1 (janeiro)
        • Em Ano, mantenha Ano Atual.
        • Clique fora do quadro para assumir os dados selecionados
      • Data Até:
        • Em Dia, marque a opção Fixo e preencha com 31.
        • Em Mês, marque a opção Fixo e preencha com 12 (dezembro)
        • Em Ano, mantenha Ano Atual.
        • Clique fora do quadro para assumir os dados selecionados
      • Orçamentos: marque a opção Emissão (todos)
  3. Clique em Salvar.

 

O indicador numérico possibilita destacar um dado ou pontuação relevante com destaque de cor, conforme a atenção que se deseja obter.

  1. Clique no botão Criar Novo Indicador.
  2. Clique em Card Numérico.
  3. No menu de Opções, selecione a fonte Orçamentos.
    Será aberta a janela Indicador Numérico.
  4. Informe:
    • Título – digite um título para o indicador.
      • Clique no botão – Variáveis se desejar incluir no título algum dado dos parâmetros da fonte de dados.
      • Se não desejar criar um linha para o título do indicador, desmarque a caixa Mostrar Título.
    • Fórmula: o sistema sugere um campo numérico da consulta para totalização. Você pode excluir esse campo e clicar no botão  – Variáveis para escolher outro campo numérico.
      • Em seguida, clique sobre a caixa de lista e escolha uma função para o indicador: soma, média, mínimo, máximo, contagem
      • É possível usar os operadores matemáticos para compor uma fórmula
    • Decimais: ajuste a quantidade de decimais
    • Exibir como: selecione se indicador deve ser exibido como número ou moeda com separador de milhar.
    • Mostrar símbolo: selecione exibir a notação de R$ ou % junto ao valor.
    • Cor: clique em Adicionar. Selecione a cor desejada e defina qual critério para exibir.
      • Clique novamente em Adicionar para criar variações de cores por critério.
      • Para criar um critério, clique no botão – Configurar.
      • Para excluir uma linha, basta clicar no botão Lixeira.
  5. Clique em Salvar.

A área do indicador pode ser ajustada na largura e na altura.

  1. Acesse o menu de opções do indicador.
  2. Escolha a opção Largura ou Altura.
  3. Selecione uma das opções e avalie o enquadramento.

O indicador gráfico trabalha com 4 tipos: Linha, Pizza, Colunas e Barras Horizontais. Vamos ao passo a passo da criação de um gráfico do tipo Colunas.

  1. Clique no botão Criar Novo Indicador.
  2. Clique em Gráfico.
  3. No menu de Opções, selecione a fonte Orçamentos.
    Será aberta a janela Indicador Gráfico.
  4. Informe:
    • Título – digite um título para o indicador.
      • Clique no botão – Variáveis se desejar incluir algum dado dos parâmetros da fonte de dados.
      • Se não desejar criar um linha para o título do indicador, desmarque a caixa Mostrar Título.
    • Escolha um dos tipos de gráfico
  5. Clique no botão Avançar.
    Na aba Eixo & Valores, são listados os campos da fonte de dados.
  6. Arraste um campo para a caixa Eixos (Categorias) que equivale ao dado do eixo X. Exemplo: Emissão
    • Ajuste o título.
    • Fórmula: o sistema exibe o nome do campo. Você pode excluir esse campo e clicar no botão – Variáveis para escolher outro campo ou ainda utilizar uma função de apoio, clicando no botão e, em seguida, selecionar uma variável.
    • É possível usar os operadores matemáticos para compor uma fórmula
    • Transformação: selecione como o dado deve ser exibido: Data, Mês/Ano, Número ou Moeda com separador de milhar.
    • Decimais: ajuste a quantidade de decimais
  7. Em Valor, arraste um campo numérico para aplicar no Eixo Y.
  8. Em Legenda, é possível detalhar o Eixo X agrupando em séries.
  9. Clique no botão Avançar.
  10. Na aba Opções, marque se quer exibir legenda e a sua posição em relação ao gráfico.
  11. Escolha as cores em sequencia para aplicar nas Séries.
  12. Clique em Salvar.

O indicador tabela apresenta os dados dispostos em linhas e colunas. Estão disponíveis recursos para agrupar, ordenar, totalizar e criar novas colunas com base nos dados da fonte.

  1. Clique no botão Criar Novo Indicador.
  2. Clique em Tabelas.
  3. No menu de Opções, selecione a fonte Orçamentos.
    Será aberta a janela Indicador Tabela.
  4. Em Colunas, desmarque os campos para selecionar apenas o necessário.

Criando uma nova coluna

  1. Para criar uma nova coluna, clique no botão Adicionar e, em seguida, no botão Nova Coluna.
    • Título – digite um título para a coluna.
    • Fórmula:  Você pode  clicar no botão – Variáveis para escolher outro campo ou ainda utilizar uma função de apoio, clicando no botão e, em seguida, selecionar uma variável.
    • É possível usar os operadores matemáticos para compor uma fórmula
    • Transformação: selecione como o dado deve ser exibido: Data, Mês/Ano, Número ou Moeda com separador de milhar.
    • Decimais: ajuste a quantidade de decimais.
    • Totalizar: selecione para incluir uma linha de total.

Excluir uma coluna

  1. Clique sobre o nome da coluna e no botão Lixeira a sua frente.

Organizando as colunas

  1. Arraste a coluna até a posição que deseja exibir na tabela.

Escolhendo as colunas para exibição

  1. Após posicionar as colunas, marque apenas as que deseja exibir na tabela.

Definindo Grupos e Ordem

  1. Clique na aba Grupos & Ordem.
  2. Em Agrupar por, adicione campo chave para sumarizar os dados numéricos.
  3. Em Ordenar por, adicione campo chave para organizar os dados e clique na seta para aplicar a ordem ascendente ou descendente.
  4. Clique em Salvar.
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