Caso haja algum problema com o recebimento dos produtos, é possível realizar a devolução ao fornecedor. Esse processo viabiliza a geração de um título a receber (crédito) para a empresa, que poderá ser compensado sobre os títulos do fornecedor e a baixa dos produtos em estoque.
As notas recebidas de fornecedores são gravadas com ícone . Para que seja possível gerar a devolução sobre a nota do fornecedor, você deve mudar o campo Status para Autorizado o Uso da Nfe. O campo Status somente será habilitado se chave de acesso estiver preenchida, uma vez que a Sefaz exige essa referência no XML.
Caso a nota tenha sido lançada manualmente, copie a chave apresentada no PDF do Danfe. Quando realizada a importação do XML, a chave é carregada do arquivo.
Para emitir uma nota de devolução ao fornecedor:
- Acesse Lançamentos > Compras > Compras – Novo.
- Edite a nota fiscal que está sendo devolvida e altere o conteúdo do campo Status NFe para Autorizado o Uso da Nfe.
Note que esse campo somente será habilitado, se o campo Chave de Acesso estiver preenchido. - Grave a nota.
- Observe que o ícone NFe passa a ser exibido em verde . Isso permite que o processo para gerar a nota de devolução seja executado.
- Clique sobre a nota e, em seguida no botão Mais.
- Selecione a opção Nota de Devolução.
A janela de nota de Faturamento – Devolução de Compra será exibida, listando os itens que constaram na nota de entrada. - Faça os ajustes nos itens em relação ao CFOP, quantidades, tributações
- Marque para exclusão os que não foram devolvidos.
- Na aba Recebimento, efetue a compensação com um título a pagar ou lance o pagamento a prazo para posterior tratamento.
- Grave a nota.
O ERPFlex retorna a tela de origem da nota de compra. - Finalize a rotina de Compras.
- Acesse agora Lançamentos > Vendas > Faturamento – Novo.
- Observe que a nota de devolução para o fornecedor foi gravada.
- Clique no botão para transmitir a nota à SEFAZ.