O ERPFlex envia uma lista de serviços referentes às principais despesas fixas de uma empresa, como água, energia, aluguel. Caso a empresa possua um rol próprio de despesas, pode excluir as sugestões enviadas e cadastrar seus serviços, mantendo os que se referem aos tributos, pois estes são utilizados em parametrizações para nota fiscal e, portanto, não devem ser removidos.
Lançando uma Despesa
- Acesse Lançamentos > Compras > Compras – Novo.
- Clique no botão +Despesas.
- Selecione o fornecedor.
- Na aba Itens, clique no botão +Incluir.
- Marque o botão de opção Produto ou Serviço conforme o tipo do item comprado.
- Selecione o produto ou serviço vendido.
- Revise a natureza.
- No campo OS, selecione uma ordem de serviço, se quiser vincular a despesa à OS.
- Informe a quantidade e os valores de preço unitário, frete, acréscimo, desconto.
- O campo Valor Total é calculado pelo sistema (quantidade x preço unitário comercial).
- Clique no botão OK para incluir o item.
- Após a inclusão de todos os itens, clique no botão Cancelar.
- Na aba Pagamento, selecione uma forma de pagamento ou defina os dados das parcelas.
- Grave a nota.
Como converter uma Despesa em Nota Fiscal
- Na tela browse de Compras, localize a despesa e clique no menu Mais. Selecione a opção Converter de Despesa para Compras.
- Complete os dados fiscais da nota conforme o modelo adequado.