Controle de Cheque de Terceiros

Caso a empresa receba cheques de terceiros como forma de pagamento, é possível cadastrá-los e manter um histórico sobre depósito, compensação ou devolução dos cheques. Além disso, no caso de devolução o sistema manterá essa informação vinculada ao cliente que repassou o cheque.

O total desses cheques tem que ser exatamente igual à parcela que vai ser quitada (normalmente é necessário desdobrar-se o valor do titulo, pois dificilmente o(s) cheque(s) do terceiro será igual).

Uma vez depositado com êxito o(s) cheque(s) do terceiro, baixa-se o titulo informando-se a Data e o Banco. No cadastro do cheque de terceiros, convém preencher também a data de Compensação na tela de Cheques de Terceiros. Caso o cliente tenha cheques devolvidos de terceiros, será possível observar na janela de Situação Financeira do Cliente.

É importante observar que essa tela é apenas para controle administrativo da origem do cheque, ela  não realiza nenhuma baixa no financeiro.

Cadastrando um terceiro

  1. Em Cadastros > Cadastros Básicos > Terceiros, clique em Incluir.
  2. Informe o Nome e o CPF do emissor do cheque.
  3. Grave os dados.

Cadastrando um cheque de terceiro

  1. Em Lançamentos > Financeiro > Controle de Cheques.

  2. Clique em Incluir.

    • Cliente
      Selecione o nome do cliente.
    • Terceiro
      Selecione o nome do terceiro cadastrado.
    • Banco / Agência / Conta
      Informe os dados da conta do cheque.
    • Valor
      Informe o valor do cheque.
    • Emissão
      Informe a data atual.
    • Depósito
      Informe a data para depósito.
  3. Grave os dados do cheque.

Vinculando o cheque em um Faturamento

  1. Em Lançamento > Vendas > Faturamento, inclua uma venda em nome do cliente que está entregando o cheque.
  2. Realize o recebimento com o tipo Cheque, ajuste o valor da parcela para que seja igual ao valor do cheque.
  3. No campo Cheque, selecione o cheque cadastrado e confirme.
  4. Se necessário, inclua mais uma parcela com o saldo restante.
  5. Grave a receita.
  6. Na tela do cheque de terceiros, aba Titulos a Receber, passa ser apresentado o faturamento cujo cheque foi associado.

Vinculando diferentes títulos a receber a um cheque de terceiros

Outra forma de vincular títulos a receber a um cheque é pela própria tela Controle de Cheques.

  1. Acesse a tela de Controle de Cheque, localize e edite o cheque.
  2. Acesse a aba Títulos a Receber.
  3. Limpe o filtro de vencimento e marque os títulos a receber.
    Os títulos devem totalizar exatamente o valor do cheque. Se necessário, divida previamente as parcelas pela rotina de Faturamento.
  4. Grave o controle de cheque.
  5. Nesse momento, o título a receber receberá o tipo de Cheque-Pre.
  6. O processo de baixa do título deve ser realizado normalmente: Títulos a Receber

Repasse de cheque para pagamento

No caso de repasse de cheque de terceiros a fornecedores, é importante criar um banco de CHEQUES DE TERCEIROS para poder registrar a baixa a receber e a pagar dos títulos envolvidos.

Observação: Ao vincular um cheque a um título a receber e pagar, os valores devem ser no mesmo valor do cheque, ou seja, caso o cheque seja no valor de R$ 300,00, o título a ser vinculado deve ser no mesmo valor. Ou pode-se selecionar vários títulos de forma que o somatório atinja o valor do cheque.

  1. Crie um banco CHEQUE TERCEIRO.
  2. Baixe o título a receber nesse banco.
  3. Retorne à tela de Controle de Cheque e clique no botão Editar.
  4. Acesse a aba Títulos a Pagar.
  5. Limpe o filtro de vencimento e marque os títulos a pagar.
    Os títulos devem totalizar exatamente o valor do cheque. Se necessário, divida previamente as parcelas pela rotina de Compras.
    .
  6. Grave o controle de cheque.
  7. Nesse momento, o título a pagar receberá o tipo de Cheque-Pre.
  8. Acesse a aba Pagamentos do documento origem e modifique a parcela cujo cheque foi associado.
  9. Agora, selecione o banco Cheque Terceiros.
  10. Grave o título.

Baixa dos Títulos com Cheque de Terceiros repassado

    1. Acesse Lançamentos > Contas a Pagar > Títulos a Pagar.
    2. Localize o título com o cheque de terceiro associado e clique no botão – Baixar o título.
    3. Ajuste a data da baixa, conforme a data de vencimento do título e grave.
    4. Acesse também Lançamentos > Contas a Receber > Títulos a Receber.
    5. Localize o título com o cheque de terceiro associado e clique no botão – Baixar o título.
    6. Ajuste a data da baixa, conforme a data de vencimento do título, selecione o banco de Cheque de Terceiros e grave.
    7. Para conferir os movimentos de repasse de cheques no banco Cheque de Terceiros, acesse Consultas e Relatórios > Financeiro > Extrato Bancário.
    8. Escolha o banco Cheque de Terceiros.

Devolução de Cheques de Terceiros

Em caso de devolução do cheque do terceiro, para registrar:

  1. Acesse Lançamentos > Financeiro > Controle de Cheques.
  2. Clique no botão – Registrar devolução desse cheque.
  3. Informe uma data de devolução posterior à do depósito e o motivo (exemplo: Sem Fundos).
  4. Grave.
  5. Estorne a baixa dos títulos.
  6. Refaça as parcelas para indicar a nova forma de pagamento.
  7. Sempre que for selecionado o cliente que repassou o cheque, na janela de Situação Financeira, será exibida a informação do cheque devolvido.

Inutilização de Cheques de Terceiros

Caso o cheque não seja mais usado em função de devoluções ou algum acordo com o cliente, deve-se marcá-lo para Inutilização. Esse processo indisponibiliza o cheque e estorna as baixas já realizadas.