Para dar manutenção em uma oportunidade:
- Basta dar um duplo clique sobre seus dados no painel do funil.
- Será aberta a janela com o histórico da oportunidade. Ao lado esquerdo, é exibido o email criado para manter o histórico das comunicações sobre as oportunidades.
Operações de edição da oportunidade
Observe que na aba Histórico são listadas todas as interações sobre a oportunidade.
Mantenha registrada todas as atividades realizadas para a oportunidade: almoço, apresentação, demonstração, e-mail, lembrar, chamar, reunião, tarefa.
- Clique no botão +Adicionar.
- Preencha os dados da atividade.
- As atividades programadas são listadas.
- Utilize os botões para:
- – marcar a atividade como realizada, digitando suas observaçõs.
- – editar os dados da atividade
- – marcar a atividade como não realizada
- – duplicar a atividade
- – excluir a atividade
- – marcar a atividade como realizada, digitando suas observaçõs.
Aba Concluídas
Lista todas as atividades marcadas como concluídas.
Aba Não Realizadas
Lista todas as atividades marcadas como não realizadas
Para cada oportunidade criada também é gerada uma identificação de email que permite manter o histórico das comunicações entre a empresa e o prospect.
Importante: Para envio do email, o usuário deve estar logado na sua conta do Google ou Microsoft, exceto se estiver usando SMTP.
Para enviar um email:
- Clique na aba E-mail.
- Clique no botão +Novo E-mail e digite o assunto e o corpo do email. É possível puxar um template padrão para composição do corpo do email e anexar arquivos.
- Clique no botão Enviar para concluir.
- O email encaminhado para ser relacionado na aba Enviados.
Emails Recebidos
Toda resposta encaminhada pelo prospect, que constar o email da oportunidade, fica registrada na aba Recebidos.
aba Recebidos
Clique no botão Atualizar para verificar se existem novos e-mails recebidos.
aba Rascunhos
Os e-mails escritos porém não encaminhados ou que tenham algum problema no envio serão relacionados na aba Rascunhos. É possível editá-los e fazer o envio.
A aba Notas está disponível para manter observações internas importantes sobre o andamento da oportunidade.
- Clique no botão +Adicionar e digite as observações para registro.
- Clique em Salvar.
- As anotações ficam gravadas com data e horário.
Todas as propostas enviadas ao prospect são mantidas na aba Propostas.
- Clique no botão +Adicionar e selecione o modelo do PDF e o template dos itens de produtos/serviços e valores ofertados. É possível editar os dados carregados do template. Note que os produtos e serviços são provenientes dos respectivos cadastros (menu Cadastros > Produtos e Serviços), porém é possível incluir um item novo clicando no botão +.
Em caso de dúvidas, consulte os helps Cadastro de Produtos e Cadastro de Serviços.
- Clique no botão Visualizar PDF para pré-visualizar a proposta.
- Feche a aba do rascunho de proposta.
- Clique no botão Salvar para gravar a proposta.
- A proposta criada é listada.
- Se configurada a aprovação por alçada, clique no botão Enviar para Aprovação para encaminhar ao aprovador interno.
- O aprovador deve acessar a opção Monitor de Aprovações para aprovar ou rejeitar as propostas.
- Após a aprovação interna, a proposta passa a ser sinalizada como Aprovada.
- Clique no botão – Enviar para assinatura para encaminhar ao cliente.
- O PDF da proposta é gerado e o email do contato será listado para encaminhamento. Adicione outros emails, se necessário.
- Clique no botão Enviar para Assinatura.
- A proposta recebe o status de Aguardando assinatura. É possível cancelar o processo, clicando no botão – Cancelar Envio.
Assinatura da proposta pelo prospect
O prospect receberá um email com a proposta e o botão para Assinatura Eletrônica. Observe.
- Ao clicar no botão Ver/Assinar. O detalhe da proposta é exibido.
- Para concordar e assinar a proposta, basta clicar no botão Assinar.
- É necessário digitar o nome, RG ou CPF, a data de nascimento e clicar nas caixas para concordar com os termos da proposta.
- Para concluir, deve clicar em Assinar.
no CRM
A proposta assinada pelo prospect recebe a atualização do status. Se necessário, é possível reabrir a proposta para ajustes.
A conclusão da oportunidade também pode ser realizada por meio dos botões da própria janela de edição.
- Ao clicar no botão Ganho, confirme a operação.
- Se ativada a integração com o ERPFlex, será incluído um orçamento com os dados da proposta aprovada.