Com o ERPFlex, é possível gerar os boletos para envio ao cliente, além de gerar o arquivo de remessa (Cnab) para o Banco.
Para habilitar o envio do boleto por email, é necessário:
- Realizar a configuração em Cadastros > Ferramentas Sistema > Parâmetros > Config. Gerais > SMTP.
- Personalizar a mensagem do corpo do email em Cadastros > Ferramentas Sistema > Parâmetros > Financeiro > Envio de Boleto. Utilize a tag NOME_CLIENTE na mensagem para substituir pelo nome do cliente.
- O campo de Email de Cobrança no cadastro do cliente deve estar preenchido.
- Em Parâmetros > Financeiro > Parâmetros Gerais, configurar:
Gerando o boleto
- Entre na opção Lançamentos/Financeiro/Contas a Receber/Títulos a Receber.
- Localize o título para gerar o boleto e clique no botão .
- Informe o Banco e a Carteira.
- Se desejar encaminhar o boleto por email, nesse momento, marque a caixa Envia boletos por email.
- Clique em OK.
- Logo, será exibida a mensagem sobre o sucesso da geração.
- Para visualizar o boleto, clique no botão – Mostrar boleto.
O boleto será exibido.
Gerando vários boletos de uma vez
- Para gerar vários boletos em lote, basta marcar os títulos e clicar no botão de um dos títulos.
- Informe o Banco e a Carteira.
- Clique em OK.
Enviando os boletos por email
- Após ter gerados os boletos e com a parametrização e cadastro definidos, marque os títulos .
- Em seguida, clique no botão de um dos títulos.
- Ao término do envio, será exibida a mensagem:
Geração arquivo remessa
A geração do arquivo remessa é fundamental para registrar os boletos no banco. Para isso:
- Primeiro passo é marcar todos os títulos para geração. Os títulos selecionados devem ser do mesmo banco e carteira.
- Segundo passo é clicar no botão Exportar Remessa.
- Selecione o banco, carteira e a ocorrência.
O arquivo será gerado. - Observe que a coluna Remessa passa a exibir a letra S à frente dos títulos que constam em um arquivo de remessa.
- Para baixar o arquivo para sua máquina, basta clicar no botão Listar Arquivos.
Será apresentada a seguinte tela com todos os arquivos gerados:
- Clique sobre o nome do arquivo e, em seguida, no botão Baixar.
- Após baixar o arquivo selecionado, acesse o internet bank e faça o envio.
Os títulos que geraram boletos e foram relacionados em arquivos de remessa, normalmente são baixados automaticamente pela importação do arquivo de retorno. Porém, é muito importante conferir com o extrato do banco (francesinha). Caso ocorra algum problema, proceda a baixa manual.
Baixa pelo arquivo de retorno
Após ter enviado o arquivo de remessa ao banco, o mesmo disponibiliza o arquivo de retorno. Esse arquivo deve ser importado para o ERPFlex e a baixa será feita de forma automática.
Após a importação, também é possível consultar o log de retorno e verificar as informações passadas pelo banco.
Para importar o arquivo e consultar o log, basta seguir os passos: