A tela de Apuração de Impostos além de permitir a análise dos créditos e débitos dos tributos, possibilita gerar a despesa para recolhimento na tela de Compras.
Para isso, além de todos os parâmetros de tributos devidamente preenchidos, é necessário:
- Revisar os cadastros dos serviços referentes aos tributos, vinculando o órgão para recolhimento no fornecedor padrão.
- No cadastro do fornecedor referente ao órgão arrecadador, o campo nome fantasia deve ter o termo Governo para tratamento adequado da consulta PEF.
Retenção de Fornecedor
- Cadastrar um serviço com o nome PCC Retido de Fornecedor e vincular o Fornecedor Padrão para recolhimento. Esse procedimento é importante para ter um fornecedor padrão para os tributos PIS, COFINS e CSLL retidos, que normalmente são pagos em conjunto.
- Preencher o novo parâmetro PCC Retido com o serviço PCC Retido de Fornecedor (Parâmetros > Compras > Compras-Padrões).
Geração da Despesa para recolhimento
- Acesse Consultas e Relatórios > Fiscal > Apuração Fiscal.
- Preencha o período de datas para o filtro e clique em Processar.
- Clique na aba Apuração.
- Se a configuração estiver correta, estará disponível o icone à frente do tributo com valor a pagar para recolhimento do imposto.
- Clique no ícone para gerar a despesa.
- Inclua a parcela para recolhimento e clique em Gravar.
- O tributo com despesa gerada ficará sinalizado com o ícone conforme a seguir. Se necessário estornar a geração da despesa, basta clicar no ícone :
- Acesse a tela de Compras para verificar a despesa gerada referente ao recolhimento do tributo. O lançamento é gravado no último dia do mês referente ao período da apuração.