Esse relatório auxilia o trabalho de Reconciliação Bancária e fornece a posição de um ou vários bancos, demonstrando o saldo a cada movimento de entrada ou saída.
O relatório Extrato Bancário é fundamental para conferir os movimentos financeiros e o saldo acumulado das contas. Pode ser gerado em PDF ou em Excel.
Data considerada para compor o extrato bancário (aba Financeiro > Parâmetros Gerais)
Este parâmetro determina se o saldo bancário deve ser composto considerando a data da baixa ou do crédito. No extrato bancário, o valor será exibido conforme a data escolhida.
- Acesse Consultas e Relatórios > Financeiro > Extrato Bancário.
- Selecione o período e o banco para filtrar os movimentos.
- A caixa Detalhar Relatório permite que os títulos que compõe uma fatura sejam listados um a um no extrato bancário, ao invés de sair a soma de todos os títulos em um único total. No extrato padrão, as faturas são tratadas como um único lançamento, os números dos documentos ficam na mesma linha e os valores dos títulos são somados a um único lançamento.
- É feita uma pergunta se deve “aglutinar os cheques”. Isso é feito porque quando se envia um borderô para o Banco com inúmeros pagamentos ou recebimentos, ou mesmo quando se deposita um lote de cheques do próprio banco e de outros bancos, ou quando ainda há cheques de outros estados, o extrato que vem do banco aglutina esses lançamentos numa única linha dificultando bastante a reconciliação. Com essa opção, o valor no Extrato emitido pelo ERPFlex bate com o valor apresentado no Extrato. É claro que o usuário deverá lançar, no momento da baixa, no campo Cheque, um texto idêntico nas várias baixas que serão aglutinadas.
- O extrato bancário será apresentado partindo do saldo existente em conta na data inicial informada.