PEF – Posição Econômico-financeira

A consulta  PEF – Posição Econômico – Financeira é uma evolução da rotina Balanço e DRE Nela é possível avaliar de forma mais detalhada as linhas do Ativo e Passivo.

Outra característica do PEF é poder configurar nos cadastros de naturezas, bancos, clientes, fornecedores, investimentos e empréstimos a linha em que os respectivos valores devem ser apresentados.

De forma diferente do Balanço e DRE, os investimentos são separados em Aplicações Financeiras e Imobilizado; já os empréstimos, estão Exigível a Longo Prazo e Capital.

Abertura de Saldos

Caso haja saldo anterior lançado em Bancos, Estoque, Investimentos e Empréstimos, é necessário indicar a contrapartida fechando o Ativo com o Passivo para que não ocorra diferença.

Exemplo:

Saldo Inicial em Estoque (Ativo) : 20.000,00

Para isso, é necessário calcular os saldos iniciais em Cadastros > Configurações PEF > Alteração Saldo Anterior, de forma que não provoque diferença nessa consulta.

Lançamento da Contrapartida será gerado automaticamente em Resultados Acumulados.

Detalhe das linhas

Ativo

Apresenta o saldo com base nas baixas de pagamentos e recebimentos.

Tabelas envolvidas: o movimento é gerado a partir da tabela SE5 (Movimentação Financeira). Trabalha com a Data de Baixa e não a Data de Crédito para fechar com a tabela SE1 (Títulos a Pagar) e SE2 (Títulos a Receber).

Atualizado pelos movimentos das telas Investimentos e Transferência Bancária, se envolvido um banco classificado nessa linha de PEF.

Atualizado pelos títulos a receber em aberto.

Aparecem nesta linha:

  • as Retenções das NF de Vendas de Serviços (PIS, COFINS, CSLL, IR).
  • o IPI desde que habilitado o parâmetro ‘Subtrair IPI para entrada no estoque’  e o CST do IPI na nota fiscal esteja com 00.Observação sobre créditos de tributos:Os créditos do ICMS, PIS e Cofins, por enquanto, somente são tratados no lançamento da Guia para recolhimento dos tributos e seus valores serão exibidos na linha do CMV, abatendo o custo.
  • os tributos retidos pelas NF de Compras dos Prestadores de Serviços (sinal negativo) e os valores lançados na guia para recolhimento das retenções de fornecedores (sinal positivo).
    Observação sobre impostos retidos:Esse procedimento de exibir o Imposto retido na Compra na linha Impostos a Recuperar é feito para que o fechamento contábil dentro do mês não dependa da digitação da Guia. Imagine que a compra com retenção de imposto ocorra dia 31; caso não seja lançada a Guia, não fecharia corretamente o período, pois teríamos o crédito do fornecedor menor que o débito pelo valor da despesa.O adequado seria lançar em uma linha especifica de Imposto retido a recolher, porém estamos usamos essa linha com sinal negativo e quando lançada a Guia, debitamos o Imposto a Recuperar matando esse valor contra um crédito no Contas a Pagar para o fornecedor do imposto.

Aparecem nessa linha:

  • movimentos de compras, desde que lançados com natureza “Estoque”
  • movimentos de vendas
  • movimentos internos de estoque (requisições, devoluções e produções).
  • As requisições para OPs em aberto são listadas com sinal negativo, porém não são abatidas do valor total do estoque.

Aparecem nessa linha os movimentos de saídas classificadas como CCCDI (Consignação, Comodato, Conserto, Demonstração e Industrialização), que portanto não transferem a propriedade.

Para que sejam exibidas nessa linha, as saídas devem:

  • Não atualizar o estoque
  • Não gerar título a receber
  • Natureza deve ser “Estoque”

Aparecem nessa linha os movimentos de compra que geraram apenas financeiro, sem atualização do estoque.

Pela nota de cobrança é feito um débito nesta linha e um crédito em Contas a Pagar.  Quando ocorre a remessa do produto, é feito um crédito nesta linha e um débito na linha Estoque. Ou seja, as duas notas devem ter o mesmo valor.

Aparecem nessa linha os movimentos de pagamentos antecipados.

Aparecem nessa linha:

  • as notas de entrada com uma Natureza vinculada a essa linha do PEF, normalmente aplicável para aquisição de veículos, máquinas. Assim, esses movimentos deixam de entrar no Estoque.
  • Investimentos a longo prazo vinculados a essa linha do PEF.

Passivo

Atualizado pelos títulos a pagar em aberto. São incluídos também os impostos a recolher, entre eles o recolhimento dos retidos nas compras de serviços.

Aparecem nessa linha os movimentos de compras em que não ocorreu a transferência de propriedade.

Para que sejam exibidas nessa linha, as entradas devem:

  • Não atualizar o estoque
  • Não gerar título a pagar
  • Natureza deve ser “Estoque”

Aparecem nessa linha os movimentos de venda que geraram apenas financeiro, sem atualização do estoque.

Pela nota de cobrança é feito um crédito nesta linha e um débito em Bancos.  Quando ocorre a remessa do produto, é feito um débito nesta linha e um crédito na linha Estoque. Ou seja, as duas notas devem ter o mesmo valor.

Aparecem nessa linha os movimentos de recebimentos antecipados.

Apresentam-se os empréstimos vinculados a essa linha do PEF.

Apresentam-se os empréstimos vinculados a essa linha do PEF.

Lucro ou Prejuízo Suspenso, ou seja,  Faturamento – Custos – Despesas desde o início da empresa.

Na redução do saldo, pelo pagamentos de dividendos (despesa), deve constar um fornecedor vinculado a essa linha do PEF.

Resultado

Apresentam as notas de produtos e de serviços com ou sem OS. Não entra a venda de Imobilizado. Entra, negativamente, Devolução de Vendas.

Apresenta o custo do estoque referente às vendas dos produtos (valorização pelo custo médio); além das requisições e compras com OS.

Apresentam-se as compras que não vão para estoque, de serviços sem OS, requisições sem OS/OP.

Entra, negativamente, Devoluções de Compras.

É o resultado do período: Faturamento – Custos – Despesas.

É a diferença entre o Ativo e Passivo, que nunca deve existir. Pode ocorrer em função de lançamentos realizados sem atender às regras definidas nas linhas anteriores.

Esses lançamentos são classificados com o tipo CXX e poderão ser consultados nas telas Lista Compras, Lista Vendas, Lista Movimentos Internos (Cadastros > Configurações PEF).