Balanço DRE

 

Essa consulta apresenta a Posição atual da Empresa. É o seu Balanço e o seu Demonstrativo de Resultados em determinado período. Seleciona-se o período, de qualquer dia a qualquer dia, e o calculo é feito  a partir dos Saldos Anteriores e das movimentações gravadas. Para se obter o resultado de um mês coloca-se em Data De 01/xx/xx e e em Data Até  31/xx/xx (31,30, 28 ou 29).

A análise pode ser feita dois níveis abaixo, sendo que nos dois primeiros é apresentado o Saldo Anterior e Atual do Grupo e do Subgrupo e no terceiro os Movimentos, com as colunas próprias de cada um. Em cada uma delas é disponibilizada a opção de Gráfico.

Inicialmente é apresentada uma Posição Geral com os seguintes tópicos,  já com seus detalhamentos:

Bancos ou seja a disponibilidade imediata. O detalhe apresenta cada um dos Bancos e o terceiro nível todas as Entradas (depósitos) e Saídas (saques) daquele Banco, ou seja, o extrato das movimentações.
Contas a Receber: apresenta o saldo a receber na Data Até. Detalha por Cliente e no terceiro nível discrimina todos os títulos, a prazo, cheque pré e Cartão. As Baixas e Inclusões devem ser analisadas no Banco e no Faturamento ou na Consulta apropriada.
Estoques: apresenta os saldos em valor na Data Até, detalha por Produto e no terceiro nível discrimina o saldo inicial em quantidade e valor,  compras, requisições, produções, vendas (normais e via Loja Virtual) realizadas no período e saldo final no periodo. Lembre-se que as OPs, são consideradas itens de estoque, ou mais precisamente Estoque em Processo, tendo como origem de seu custo as Requisições e Despesas ela apropriadas e como descarga ao Estoque a sua Produção.
Investimentos:  apresenta os saldo na Data Até do valor Investido, detalha por Investimento e no terceiro nível mostra as Aplicações e Resgates realizadas no período.
A seguir apresenta o total do Ativo, não havendo detalhe nesta linha.
Contas a Pagar: similar ao Contas a Receber.
Empréstimos: similar ao Investimentos.
Total dos Passivos similar ao total do Ativo.
Total do Patrimônio: é a diferença entre o ativo e o passivo. O que mais importa nesta linha é a diferença entre o Saldo Atual e o Saldo Anterior, que tem que ser exatamente igual ao Lucro, apresentado na última linha, dentro do perpétuo principio, mas quase nunca respeitado,  que “ o que a empresa tem, tem que ser o que tinha mais ou menos o resultado do exercício”, ou seja, equivale ao principio contábil de que o Ativo tem que ser igual ao Passivo. Caso tal não ocorrer é apresentada uma linha adicional com a Diferença e o usuário deverá entrar em contato com o suporte da TIEducacional para apurar as causas do erro (ou com a policia, pois certamente alguém estará  roubando!).
Dentro desse critério, no ERPFlex o valor aplicado pelos sócios, que são na contabilidade jogados na conta Capital, devem aqui ser lançados em Empréstimo, partindo do principio que essa é uma divida da Empresa para com eles. No caso de uma implantação onde já existe um Capital investido pode-se lançar esse valor como saldo inicial do Empréstimo. Entenda que o Valor do Patrimonio que aparece nesta consulta equivale justamente à soma das contas Capital, Reservas e Lucros/Prejuízos Acumulados (ou Suspensos) dos Balanços contábeis.
A seguir é apresentado o Resultado do Período. Aqui a coluna Saldo anterior fica em branco, pois não há saldo anterior a considerar.
Faturamento-CMV: apresenta o total  do Faturamento e o Custo da Mercadoria Vendida. Como não há, no Resultado, valores de Saldo Anterior, nesta coluna fica o Faturamento e na coluna de Saldo Atual o CMV – Custo da Mercadoria Vendida. O detalhe discrimina por Natureza. Por isso a importância de se ter critério nas Naturezas representadas pelo Faturamento e pela Loja Virtual. No terceiro nível mostra as movimentações no período, mostrando também a Sub-Categoria do produto. O Faturamento pode ser originário de: uma venda de Produto e neste caso o CMV é o custo médio na data de emissão; de uma venda de um Serviço sem Ordem de Serviço e neste caso não há CMV pois todo o custo está espalhado de forma genérica em Despesas; de uma venda de um Serviço com OS e neste caso o CMV é representado pelas Despesas e Requisições a ela apropriados, sempre respeitando o intervalo de datas e a data de emissão do documento. Por isso num mês, pode-se ter faturamento de OS sem CMV (por exemplo no fechamento de um Contrato) ou CMV sem faturamento (por exemplo no mês em que aquele serviço é efetivamente realizado). Há um relatório especifico que mostra o faturamento e o CMV de uma OS, independente da sua data de faturamento.
Despesas: apresenta o total das Despesas. O detalhe discrimina por Natureza. As Requisições, bem como as Devoluções e Ganhos e Perdas de inventário são aqui consideradas desde que não tenham sido apropriadas à nenhuma OP ou OS, na Natureza digitada.
Total do Lucro: É o Faturamento menos o CMV e menos as Despesas. Não há detalhamento. Precisa ser igual à diferença do Patrimônio entre a data inicial e final solicitada na abertura do programa.
Diferença: Esta linha não deve aparecer, pois indica um erro de sistema ou uma tentativa de fraude, através de uma alteração indevida no Banco de Dados. Considerando que o Lucro (ou prejuízo) deve ser igual à Diferença do Patrimônio entre os 2 períodos considerados, caso isso não ocorra é apresentado o valor da discrepância nesta linha.

Consolidação

Para os casos de grupo de empresas onde existe uma controladora (holding) é possível obter-se o Balanço e a DRE de todas as empresas em uma única tela. Essa consolidação somente é possível neste programa e por isso a o se criar a empresa consolidadora disponibiliza-se apenas essa opção, impedindo inclusive que ela faça qualquer tipo de lançamento.

A definição das empresas a serem consolidadas e quem é a empresa consolidadora é feita pelo suporte da TI.

A consolidação não faz nenhum procedimento contábil especial, como  por exemplo compensar operações inter-companhias. Ela apenas apresenta todos os registros de todas as empresas.

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