Painel de Gestão

 

O novo Painel de Gestão permite que cada usuário defina os seus próprios Indicadores. Para cria-los o usuário dispõe de uma série de VARIÁVEIS que podem ser utilizadas na expressão do Indicador. Essa expressão utiliza uma sintaxe bastante simples, semelhante àquelas apresentadas em vários aplicativos do Windows.

As Variáveis disponíveis são as seguintes (baseadas no Balanço e DRE do ERPflex): Saldo nos Bancos, Contas a Receber, Estoques, Investimentos, Total do Ativo, Contas a Pagar, Empréstimos, Total do Passivo e Total do Patrimônio. Essas variáveis, que aparecem na primeira página da opção Balanços e DRE apresentam a posição na “Data Ate” solicitada. A seguir temos o Faturamento, CMV (Custo da Mercadoria Vendida), Despesas e Lucro e nestes casos os valores referem-se ao período compreendido entre a “Data De” e a “Data Até”

No caso deste período restringir-se a um único mês (sempre é considerado o mês cheio, ou seja o dia é desprezado) são apresentados todos os Indicadores em uma única pagina. Caso seja solicitado um período que envolva mais que um mês, cada indicador é apresentado isoladamente em um gráfico que mostra os valores mês a mês.

Em ambos os casos é apresentado o Valor Real e a Meta, lembrando que para cada Indicador é permitida apenas uma Meta, que é a mesma para todos os meses. No quadro onde se informa o indicador é solicitado o Objetivo da Meta, se maior ou menor. Se maior, o gráfico aparece em verde se tal acontecer e vermelho caso a meta não tenha sido alcançada. Exemplo: Faturamento.

Se menor, é o contrario, e um exemplo óbvio são as Despesas. No caso de vários meses a cor é definida pelo atingimento ou não da meta na somatória dos meses

Além dessas Variáveis são disponibilizadas também o Faturamento, o CMV e as Despesas por NATUREZA. Desta forma pode-se, por exemplo, criar um Indicador do tipo: Faturamento de Cursos / Faturamento Total ou CMV de Livros / Faturamento de Livros, etc.

Caso haja necessidade de outras Variáveis, as mesmas serão disponibilizadas na próxima versão do ERPFlex.

Os Indicadores são definidos na própria tela do Painel de Gestão no botão + Indicadores. Use + – * e / para representar uma soma, subtração, multiplicação e divisão e o () -parênteses- para definir a prioridade dos cálculos.

Para manter compatibilidade com as versões anteriores, o novo Painel já apresenta por default os Indicadores abaixo:

 

Lucro/Faturamento

((Faturamento – CMV – Despesa)/Faturamento) * 100

Liquidez Seca

(Bancos / Contas a Pagar)

Liquidez

(Bancos + Contas a Receber) / Contas a Pagar

Contribuição Marginal

((Faturamento – CMV) / Faturamento) * 100

Faturamento

Faturamento

Retorno sobre Investimento (ROI)

(Lucro /( Ativo –CP)) * 100

Ponto de Equilíbrio

Despesas  / (1-(CMV/Faturamento))

Giro do Estoque

CMV   / Estoque atual

 

 

Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.