Processo de Adiantamentos de Importação

Criada a rotina de Processo de Adiantamentos de Importação, com objetivo de melhor atender às empresas que realizam importação de produtos. Com esse recurso, é possível fazer pagamentos antecipados a despachantes e realizar a compensação financeira na nota de importação do fornecedor estrangeiro.

Detalhes do processo:

  1. Processo de Adiantamentos de Importação:
    • deve ser criada uma identificação para processo de importação, que pode ser um número de contrato, DI, entre outros, e selecionado o fornecedor estrangeiro para qual será realizada a nota de importação.
  2. Pagamento Antecipado (Financeiro):
    • ao realizar desembolsos ao despachante, deve ser selecionado para qual processo de importação se destina.
  3. Nota de Importação (Compras):
    • Na janela da forma de pagamento, passam a ser listados todos pagamentos antecipados vinculados ao fornecedor estrangeiro mesmo que realizados a despachantes.

Passo a passo:

Processo de Adiantamentos de Importação

  1. Acesse Lançamentos > Financeiro > Processo de Adiantamentos de Importação.
  2. Clique no botão Incluir e informe:
    • Docto. Processo de Importação: digite uma identificação para o processo de importação, que pode ser um número de contrato, DI, etc.
    • Emissão: é sugerida a data da criação do processo para permitir buscas.
    • Fornecedor Estrangeiro: selecione o fornecedor estrangeiro para o qual será gerada a nota de importação referente a esse processo.
    • Status (Ativo/Encerrado): o processo ativo fica disponível para vincular ao pagamento antecipado. Selecione Encerrado quando já concluída a importação, para que não seja mais listado nas telas.

Pagamentos Antecipados

  1. Acesse Lançamentos > Financeiro > Pagtos e Recebtos Antecipados.
  2. Clique no botão Incluir.
  3. Realize o lançamento do pagamento antecipado ao despachante e selecione o processo de adiantamento de importação.
    Observação: não é possível alterar dados de pagamentos antecipados lançados à vista.

Nota Fiscal de Importação (Compras)

  1. Acesse Lançamentos > Compras > Compras.
  2. Inclua a nota fiscal de importação para o fornecedor estrangeiro.
  3. Na janela de Forma de Pagamentos, botão Carregar Títulos, passam a ser listados todos pagamentos antecipados vinculados ao fornecedor estrangeiro, mesmo que tenham sido realizados a despachantes.

 

 

Orçamento/Faturamento – Cálculo automático do Valor do ICMS Desonerado

A partir de  agora, as telas de Orçamento Geral e Faturamento passam a calcular automaticamente o valor do ICMS Desonerado para os CSTs 20, 30, 40, 41, 50, 70 ou 90, desde que informado o Motivo da Desoneração. No caso do orçamento, deve existir regra fiscal para aplicar o Motivo da Desoneração, uma vez que esse campo não está disponível para seleção na tela.

Esse recurso facilita, por exemplo, o lançamento de notas destinadas à Zona Franca de Manaus (Suframa), em que o valor do ICMS desonerado é abatido do total da nota.

Para os CSTs de Isenção (30), Não Tributado (40, 41) e Suspensão (50), o valor do desonerado será calculado com base na alíquota de ICMS que seria aplicável à operação.  Já nos CST de redução 20 e 70, esse valor corresponde à parcela abatida do ICMS.

Observe que uma vez calculado o valor do ICMS Desonerado, ele será abatido automaticamente do valor total da nota.

 

Tela Orçamento com novo campo ICMS Desonerado

Tela Faturamento – com cálculo do ICMS Desonerado