Melhoria nas vendas interestaduais de consumo com ICMS-ST para contribuintes (Difal ICMS-ST)

Com objetivo de agilizar a montagem das notas de vendas interestaduais de produtos com ICMS-ST  destinados ao consumo por contribuintes, o ERPFlex passa a sugerir automaticamente a modalidade Valor da Operação para a BC do ICMS-ST, zerando o %MVA e calculando somente o diferencial de alíquota (Difal ICMS-ST).

Passo a passo – Faturamento:

  1. Para que esse tratamento seja aplicado de forma automática, é necessário que, antes de puxar um orçamento ou incluir os itens na tela de Faturamento, seja selecionado Sim no campo Consumidor Final do cabeçalho da nota. Caso contrário, será aplicada a modalidade de BC do ICMS-ST cadastrada no NCM.
    • Importante: se a escolha de Consumidor Final com Sim for realizada após a inclusão dos itens, não haverá recálculo do imposto. Observe a seguir o processo:
  2. Somente após a seleção da opção Sim em Consumidor Final, carregue o orçamento ou inclua os itens.
  3. Ao editar um item tributado por ST, você poderá observar que a modalidade da base de cálculo foi ajustada para Valor da Operação e o somente o diferencial de alíquota foi calculado.

Passo a passo – Orçamento/Pedido (Novo):

  1. O mesmo tratamento está disponível na tela do Orçamento/Pedido (Novo). Para que seja calculado apenas o diferencial de alíquota (Difal ICMS-ST) nas vendas interestaduais de consumo para contribuintes, antes de incluir os itens no orçamento, selecione Sim no campo Consumidor Final.