Cadastro de Parâmetros – Produtos

Usa Kit de Produtos

Ao deixar o parâmetro como Sim, será apresentada a coluna com a notação KIT nas telas de Orçamento e Faturamento para facilitar a identificação dos produtos vendidos com preços diferenciados. Ao deixar o parâmetro Não, a coluna ficará oculta.

Permite alterar os componentes dos kits de produtos no Orçamento/Faturamento?

Ao deixar o parâmetro como Não, não será possível editar os itens que compõem o kit em um orçamento; ao deixar Sim, será possível abrir o item para visualização dos detalhes (mas não é possível alterar).

Custo a ser considerado na formação de preço e na estrutura de produtos?

Essa configuração é aplicada na formação de preço de um produto por margem de lucro e na estrutura de produto/serviço. Escolha se o custo considerado será o custo médio (baseado nas entradas) ou o custo standard (cadastro do produto ou SKU),

Inclusão de Item na Estrutura com custos standard e médio

Itens da estrutura com custo médio (conforme parâmetro)

Orçamento com preço calculado por margem de lucro sobre custo médio (conforme parâmetro).

Formação do preço de venda do produto/serviço por:

Defina o custo para formação do preço, se o standard ou o médio,. caso não utilize tabela de preços e o cadastro de produtos esteja configurado com o percentual de margem.

Recomenda-se o uso do custo standard, por não ficar negativo.

Exemplo de preço formado por Margem de Lucro:

Custo = 1,864

Margem Lucro= 28%

Preço = Custo * (1+Margem/100)

Preço = 1,864 * (1+28/100) = 2,39

Exemplo de preço formado por Markup:

Custo = 1,864

Markup = 28%

Preço = Custo / ((100-Markup)/100)

Preço = 1,,864 / ((100-28)/100) = 2,59

Criar código sequencial caso não seja informado?

Selecione Sim para aplicar um código sequencial para os produtos e serviços, caso o campo Código não seja preenchido nos cadastros.

A numeração é gerada a partir de 1 e aplicada somente após a gravação dos cadastros, valendo para produtos e serviços.

Ao deixar o parâmetro como Não, o código não será preenchido automaticamente.

Copiar o código do produto da variante dessa Empresa para as mesmas variantes das empresas compartilhadas

Esse parâmetro é útil para bases que compartilham cadastro de produtos e que querem utilizar o mesmo código de SKUs em todas as empresas, sem compartilhar estoque (SB2).

  • Não: cada empresa define o seu código do produto por SKU.
  • Sim: as empresas compartilhadas usam os mesmos códigos dos produtos nos SKUs.

Apresentar estoque da variante padrão ao clicar no produto?

Esse parâmetro aplica-se apenas para a versão do ERPFlex em Flex. Apresenta o saldo em estoque da variante padrão nas telas de pesquisa de produtos (exemplo: Orçamentos).

Inibir código do produto?

Esse parâmetro aplica-se apenas para a versão do ERPFlex em Flex. Ao ativá-lo, a coluna Código do Produto deixa de ser exibida na tela de Orçamentos.

Orçamento com a coluna Código do Produto ativa.

Orçamento com a coluna Código do Produto inativa.

Valida a duplicidade de cadastro do código e código EAN na variante

Ao deixar o parâmetro como Sim, não será permitido repetir o mesmo código e código EAN em produtos diferentes, será apresentado o alerta: “Este Código de Produto já existe!”.

Para gestão de materiais, é altamente recomendável a utilização de código único para identificação dos produtos.

 

Se configurado com Não, será permitida a repetição.

Ativar a busca do produto pelo código do fornecedor

Esse parâmetro aplica-se somente na versão Flex. Possibilita pesquisar os produtos nas telas de Pedidos de Compra e Orçamentos pelo código do fornecedor informado no Cadastro Código de Produto x Fornecedor/Cliente.

Tela de amarração código do fornecedor x produto

Tela de Item de Orçamento com a busca do produto pelo código do fornecedor.

Permite duplicidade no cadastramento da descrição do produto/serviço?

Por padrão, esse parâmetro é ativado para não permitir gravar dois produtos com o mesmo nome (campo Descrição)

Para desabilitar essa validação, selecione Não no parâmetro.

Caso permita a repetição de descrições para os produtos, é recomendável ativar o parâmetro Valida a duplicidade de cadastro do código e código EAN na variante para trabalhar com códigos únicos de forma a identificá-los mais facilmente.

Tabela de preços na Consulta de Produtos

Informa o código da Tabela de Preços para uso na Consulta de Preços. O padrão é 0 que corresponde à tabela padrão.

Tela da Consulta Preço com a tabela de preço definida no parâmetro.

Apresenta o Preço com o IPI na tela de Consulta de Produtos?

Escolha se o valor apresentado na Consulta Preços terá o IPI incluído, conforme o cadastro do NCM vinculado ao produto.

NCM com % de IPI

Tela da Consulta Preços exibindo o preço com IPI (25,00 + 10%)

Reajuste de Preço mantém o valor da tabela atual?

Por padrão (opção Não), ao reajustar uma tabela de preço de um produto, se suas demais tabelas estiverem vazias, será sugerida a replicação do valor para as demais tabelas. Observe, porém que para gravar efetivamente, é necessário marcar todos os itens e clicar no botão Gravar. Caso contrário, a sugestão não será gravada.

Selecione Sim para que, ao reajustar uma tabela de preço de um produto, se suas demais tabelas estiverem vazias, o valor não seja replicado para as demais, ou seja, mantém-se o valor atual (em branco).

Permite estoque negativo?

Por padrão, o ERPFlex não permite a saída de produtos que não possuam saldo em estoque. No entanto é possível alterar esse parâmetro com Sim, para que seja possível dar saída do produto mesmo sem saldo, deixando o estoque negativo.

Trabalhar com estoque negativo não é recomendável, pois impede o cálculo correto do custo médio que também ficará negativo. Isso impede a geração adequada dos demonstrativos contábeis.

Tela de movimentação de estoque com o parâmetro Permite Estoque Negativo configurado com Não.

Trabalha com Reserva?

O ERPFlex permite sinalizar para os vendedores e pessoal do estoque que existem itens reservados para pedidos.

Ao ativá-lo, será exibido mais um parâmetro, Quais orçamentos farão parte da Reserva?, para que seja escolhido em que momento será processada a reserva:

  • para todos os orçamentos;
  • na etapa da aprovação do orçamento pelo cliente; ou
  • pela tela Reserva Manual (útil quando o orçamento não foi aprovado de imediato e é preciso avaliar o estoque antes de sinalizar a reserva).

Saiba que a quantidade reservada é apenas informativa nas telas de movimentação do produto, o ERPFlex não indisponibiliza o saldo em estoque.

Tela Item de Orçamento com a informação da quantidade reservada.

 

Tela do SKU com a coluna de Quantidade Reservada

Quais orçamentos farão parte da reserva?

Assim que o parâmetro Trabalha com Reserva é ativado, é necessário definir em que momento será processada a reserva. Escolha:

  • para todos os orçamentos;
  • na etapa da aprovação do orçamento pelo cliente (é necessário ativar o parâmetro Usa Aprovação de Cliente (Parâmetros > Orçamentos); ou
  • pela tela Reserva Manual (útil quando o orçamento não foi aprovado de imediato e é preciso avaliar o estoque antes de sinalizar a reserva).

Saiba que a quantidade reservada é apenas informativa nas telas de movimentação do produto, o ERPFlex não indisponibiliza o saldo em estoque.

Tela Item de Orçamento com a informação da quantidade reservada.

 

Tela do SKU com a coluna de Quantidade Reservada

Numeração do Lote

Selecione como será definido o número de lote no processo de produção:

  • Informado Manualmente: ao apontar a produção, é necessário clicar no botão Armazém/Lote e digitar o número do lote manualmente.
  • Sequencial por Ficha de Produção: o número do lote será atribuído automaticamente pelo sistema, adotando o mesmo número da ficha de produção. Se a quantidade produzida for fracionada em diferentes lotes, o sistema incrementa uma sequencia para diferenciá-los
  • Sequencial por Ordem de Produção: o número do lote será atribuído automaticamente pelo sistema, adotando o mesmo número da ordem de produção. Se a quantidade produzida for fracionada em diferentes lotes, o sistema incrementa uma sequencia para diferenciá-los

Exemplo:

Número da OP ou FP: 0000000001

Apontamento Produção: 1000 unidades divididas em dois lotes de 500.

Numeração do Lote 1: 0000000001/1 (500 un)

Numeração do Lote 2: 0000000001/2 (500 un)

Armazém Padrão

Selecione o armazém para sugestão nas telas de movimentação de produtos, de forma a agilizar os lançamentos.

Permite Reserva Negativo

Esse parâmetro é exibido apenas se a opção de Reserva for Informado pelo Usuário. Selecione Sim para permitir reservar uma quantidade maior que o disponível em estoque.

Esse parâmetro é aplicável apenas para a versão Flex e serve para indicar qual a forma padrão de seleção, sendo duas possíveis: Grade ou Lista.

Grade: apresenta todas as combinações das variantes e as colunas informando o custo standard e o médio, tabela de preço, saldo, quantidade reservada e quantidade disponível.

Lista: lista apenas as opções de variantes disponíveis para seleção.

A qualquer momento é possível mudar a forma de apresentação nas telas de lançamentos, clicando no botão Alterna o modo de visualização.

Habilita o modo de inclusão rápida?

Esse parâmetro é aplicável na versão Flex e útil nos casos em que o campo Lote assume a função de número de série. Quando ativado, a tela do lote é adaptada para informar vários números em sequencia sempre com a quantidade 1; pode-se validar também o part number.

Após informar o número do lote/série, pressione ENTER para inclui-lo. Continue o processo de informação dos lotes, até incluir a quantidade total.

Permite incluir lotes sem número

A função desse parâmetro está desativada.

Transportar a quantidade do lote para a quantidade do item?

Esse parâmetro atua nas telas de saídas do estoque para controle das quantidades informadas para os lotes:

  • Sim: a quantidade do item será ajustada automaticamente com a mesma informada no lote.
Tela de lote com a digitação da quantidade.

O campo Quantidade do produto foi ajustado com a mesma informada para o lote.
  • Não (padrão): a Quantidade do produto não será ajustada com a quantidade do lote e o ERPFlex impedirá a gravação de quantidades divergentes.
Mensagem de bloqueio na gravação do movimento.

Permite duplicidade de Lote nos itens de Entrada

Caso esse parâmetro seja configurado com Não, o sistema não permite que sejam informados  lotes repetidos para um mesmo produto nas telas de entrada (Compra e Produção).

Tela de entrada com lotes repetidos

Se isso acontecer, ao salvar a compra ou produção, o ERPFlex exibirá a mensagem a seguir, impedindo a gravação:

Tela com a mensagem de advertência. Não será possível gravar a entrada.

Permite duplicidade de Lote nos itens de Saída

A função desse parâmetro está desativada.

Obrigatório informar lote nos itens de Entrada

Esse parâmetro é útil quando todos produtos da empresa necessitam de controle de lote. Quando ativo, o ERPFlex impedirá a gravação da tela de Compras/Despesas caso não tenha sido informado lote nos itens de produto.

Tela de bloqueio de gravação pela falta do lote nos itens de produtos.

Obrigatório informar lote nos itens de Saida

Esse parâmetro é útil quando todos produtos da empresa necessitam de controle de lote. Quando ativo, o ERPFlex impedirá a gravação do faturamento/receita caso não tenha sido informado lote nos itens de produto.

Tela de bloqueio do faturamento devido à falta do lote nos itens.

Permite incluir a quantidade total do lote superior à informada no produto?

A função desse parâmetro está desativada.

Carregar os lotes automaticamente na inclusão dos itens no Faturamento/Receita?

Quando ativo, esse parâmetro dá saída automática dos lotes nas telas de Faturamento e Requisições, considerando a data de entrada ou de validade mais antiga ( parâmetro seguinte).

Caso a empresa trabalhe com estruturas de produtos e controle de lote, é imprescindível habilitar esse parâmetro para gerar requisições automáticas.

Data a ser usada na ordem de saída dos lotes

Esse parâmetro somente é apresentado se habilitado o parâmetro anterior (Carregar os lotes automaticamente na inclusão dos itens no Faturamento/Receita?).

Selecione se para saída automática dos lotes será considerada:

  • Data de Entrada mais antiga
  • Data de Validade mais antiga
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