Antes de iniciar a utilização do ERPFlex, é importante conhecer as operações básicas para manutenção dos dados.
Inclusão
O botão +Incluir está presente em muitas telas do sistema com a função de registrar um novo cadastro ou lançamento no sistema.
- Na tela de cadastro ou lançamentos, clique no botão . Observe a tela de exemplo abaixo;
- Ao clicar em +Incluir, é aberta a tela vazia para o preenchimento das informações.
Por padrão, o ERPFlex não trata campos obrigatórios, porém em algumas telas serão sinalizados os campos que devem ser preenchidos para que seja possível realizar a gravação.
- Algumas telas possuem abas em sua parte superior, para melhor organização das informações. É importante clicar em cada uma delas e preencher devidamente os dados.
- Após a informação de todos os dados, clique no botão Gravar para confirmar ou Sair para abandonar a tela sem gravar.
Exclusão
- Para excluir um registro, clique no botão – Excluir exibido à frente do registro, na coluna Opções. Observe a seguir.Note que caso o registro já tenha sido utilizado em alguma movimentação no sistema, a exclusão não será permitida
Ao clicar no botão Excluir, o sistema exibe uma janela de advertência solicitando a confirmação da exclusão. - Clique no botão Sim para confirmar.
- Se o registro estiver vinculado à algum movimento, será exibida uma janela avisando sobre a impossibilidade de exclusão.
Pesquisa
Na área inferior de quase todas as telas do ERPFlex, está disponível o campo de Pesquisa. Observe o destaque na tela abaixo:
Para realizar uma pesquisa simples:
- Na caixa de listagem, selecione o campo chave para pesquisa. Eles correspondem às colunas exibidas na janela.
- Na caixa à frente, digite uma palavra ou dado para busca e pressione ENTER ou clique no botão Filtro.
Em campos com texto, é possível digitar duas palavras para pesquisa. O ERPFlex localiza os termos que qualquer parte do texto.
Exemplo:
Descrição: Papel A4 100 fl – Chamex
Palavras para pesquisa: Papel Chamex
- Para pesquisar datas, utilize o seguinte formato: DD/MM/AAAA
Exemplo: 25/06/2016 - Para pesquisar números com decimais, utilize o ponto como separador, ao invés da vírgula.
Exemplo:
Campo Valor: 36,65
Dado para Pesquisa: 36.65
Para realizar uma pesquisa avançada:
A pesquisa avançada permite combinar mais de uma condição de pesquisa.
Exemplo: Cetegoria “Acessórios” e Subcategoria “Bolsas”
- Na área de pesquisa, clique no botão . – Avançado.
- Na janela de fltro avançado, clique na caixa de listagem Campo e escolha o primeiro campo-chave para pesquisa. Exemplo Categoria.
- Em Operador, escolha um operador de comparação. Exemplo: =
- Em Conteúdo, digite o dado para pesquisa.
- Clique no botão – Incluir Expressão. Observe que a expressão de pesquisa será exibida na área de Filtro.
- Prossiga na construção da pesquisa avançada, utilizando os operadores lógicos, Os botões de parenteses permitem definir as prioridades na execução das expressões.
Operador Função E Permite adicionar mais uma expressão para composição do filtro. O ERPFlex irá exibir apenas os registros que atendam a todas condições especificadas. OU Permite adicionar mais uma expressão para composição do filtro. O ERPFlex irá exibir os registros que atenderem a qualquer uma das condições - Como exemplo, utilizamos o botão E. Na sequência, define-se a próxima condição de pesquisa.
- Para adicioná-la na área de filtro, basta clicar no botão .
- Para executar o filtro, clique no botão Gravar.
- A janela com a lista de registros (browse) passa a exibir somente os itens que atenderam ao filtro.
Importante: Para iniciar outra pesquisa, clique antes no botão , com isso o filtro volta a ser aplicado a todos os registros.
Mostrar Inativos
Em alguns cadastros como de clientes, fornecedores, produtos, serviços e bancos, é possível inativar para itens que não sejam mais utilizados.
Os itens inativados não são excluídos do banco de dados, eles ficam apenas ocultos, mantendo a integridade histórica das informações.
Para visualizar os itens inativos, basta marcar a caixa . exibida na parte inferior da janela.