Novidades da Versão 7.6.0

Controle de Assinatura

Agora o ERPFlex conta com um módulo para controle de assinatura, desenvolvido para clientes que comercializam assinaturas de algum tipo de serviço ou produto.

O primeiro passo é cadastrar a assinatura. Para acessar, basta ir em Lançamentos>Gestão de Assinaturas>Cadastro de Assinaturas, (Tela 1).

cadastro ass
(Tela 1)

Na tela são apresentadas todas as assinaturas cadastradas, com os seguintes status:

Para incluir assinatura, basta seguir os seguintes passos:

  •  Preencher o nome da assinatura (o nome da assinatura será apresentado na loja virtual);
  • Informar o valor. Após inserir o valor é feita uma validação com o preço do produto/serviço (o valor deve ser igual);
  • Inicio e termino da vigência (término é opcional);
  • Determinar uma tabela de preço (se necessário);
lll
(Tela 2)
  • No campo Características Adicionais é possível colocar informações adicionais sobre a assinatura, foto e data de início e término da vigência. As datas de início e término da vigência são importantes para os casos em que todo mês seja enviado um produto diferente. Ao chegar o término da vigência, o sistema retira a informação. Caso já esteja cadastrada a característica do próximo produto, ao chegar na data de início, a informação será apresentada de forma automática, (Tela 3) ;
rs
(Tela 3)

Após o cadastro da assinatura, basta acessar Lançamentos>Gestão de Assinaturas>Assinaturas para incluir ou gerenciar as assinaturas comercializadas. Assim que acessamos a tela vemos todas as assinaturas comercializadas e em opções temos a possibilidade de congelar contrato (representada pelo ícone cadea). Com essa opção é possível congelar o contrato por um período pré determinado ou de forma definitiva, (Tela 4).

conge
(Tela 4)
  • Ao clicar em “incluir”, basta colocar o número do documento e selecionar o cliente;
  • Em seguida, é necessário selecionar a assinatura;
  • Selecione a forma de pagamento;
  • Definir se irá gerar receita ou faturamento;
  • Preencher a data da assinatura e inicio da vigência. Fim da vigência é opcional;
  • Data de vencimento;
  • Ao termino do preenchimento, basta gravar, (Tela 5).
assina2
(Tela 5)

Obs. Para cliente tenha a venda de assinatura direta pela loja virtual (Flex e-commerce), as informações serão enviadas direto para o ERPFlex, não tendo a necessidade do preenchimento manual.

Faturamento de Assinatura

Para realizar o faturamento da assinatura, criamos um menu especifico parecido com o gestão de contratos. Para acessar: Lançamentos>Gestão de Assinaturas>Faturamento de Assinaturas.

Ao acessar é necessário selecionar a forma de pagamento e o período. Caso queira faturar a assinatura apenas de um cliente específico, basta selecioná-lo, (Tela 6).

fatuass
(Tela 6)

Clicando em “avançar” serão listadas todas as assinaturas pendentes para faturamento. Em seguida, basta selecionar as assinaturas e clicar em “faturar”, (Tela 7).

fatu
(Tela 7)

Obs. Caso o controle de assinatura não esteja liberado no menu ERPFlex, entre em contato com seu executivo de vendas e solicite a migração do plano.

Aprovação pelo Cliente

Foram implementadas melhorias na aprovação pelo cliente. Agora é possível deixar o status como rejeitado pelo cliente. Seguem abaixo as etapas para a utilização da rotina de aprovação pelo cliente:

Para a utilização da rotina, basta acessar Parâmetros>Orçamentos e ativar o parâmetro “Usa Funcionalidade de Aprovação do Cliente”.

Após ativação do parâmetro,  ao acessar a tela de orçamento aparecerá o ícone no campo opções. Seguem abaixo os significados de cada ícone:

  • Orçamento aguardado aprovação pelo cliente: ERPFlex - Opera
  • Orçamento aprovado pelo cliente: ERPFlex - Opera_2
  • Orçamento rejeitado pelo cliente: PrtScr capture

Toda vez que criamos um orçamento, ao gravar é apresentado com o status “aguardando aprovação”, (Tela 8).ERPFlex - Opera_3

(Tela 8)

Assim que tiver o retorno, basta clicar no ícone e alterar o status para “aprovado” ou “rejeitado pelo cliente”, (Tela 9).

ERPFlex - Opera_4
(Tela 9)

Alterando o status para “aprovado pelo cliente” são registrados o dia e horário e o orçamento fica disponível para faturamento, (Tela 10).

ERPFlex - Opera_5
(Tela 10)

Obs.: Para o faturamento ficam disponíveis apenas os orçamentos aprovados. Caso alguém altere um orçamento aprovado, o status é alterado para “não aprovado”. 

Romaneio

Foram implementadas melhorias no processo de separação, com dois novos parâmetros disponíveis em Parâmetros>Faturamento>Romaneio, (Tela 11). 

roma2
(Tela 11)

Agora é possível criar um modelo de impressão em formulário RTF. Para fazer a impressão ou subir um formulário, basta acessar a tela do romaneio e em “opções’, basta clicar em ERPFlex - Opera_7.

Outra alteração foi na tela de separação. Os itens são apresentados na parte inferior e ao lado de cada item é apresentado o status da separação. Na parte superior você pode ir selecionando item a item  para fazer a separação, colocar a quantidade de forma manual ou clicar em “separar completamente”.  Caso trabalhe com leitor de códigos de barras pode utilizá-lo para fazer a separação, (Tela 12). 

ERPFlex - Mozilla Firefox_5
(Tela 13)

Vale ressaltar que foi criado um campo “histórico” que possibilita colocar alguma informação pertinente à separação

Obs. Os demais processos permanecem da mesma forma.

Na tela inicial do romaneio foi criada a coluna status, onde, o usuário terá a informação se o pedido está em processo de separação. Através do clock de bloqueio em parâmetro é possível determinar quantos segundos o romaneio ficara bloqueado para a separação, alteração do orçamento caso tenha outro usuário com o pedido aberto.

status

Ultima Etapa na Ficha de Produção

Criados os campos “Ultima Etapa” e “Produto Ult. Etapa”. Nesses campos ficam registrados a data e o produto da última etapa executada. Para que o registro seja feito de forma correta, temos alguns critérios a serem considerados:

  • Primeiro é necessário definir o parâmetro em Parâmetros>OP/OS/FP. Você pode escolher se você quer definir pela última etapa ou pela produção/encerramento;
ERPFlex - Opera_4
(Tela 14)

 

  • Caso não tenha estrutura montada, será registrada sempre que incluir uma etapa de forma manual. Será considerada a data da emissão da etapa, respeitando o parâmetro definido;
  • Agora, caso tenha uma estrutura atrelada a uma etapa, quando criamos uma ficha de produção ao clicar em“Gerar/Vincular OPs” são criadas todas as OP’s com as etapas. Nesse caso o sistema irá considerar sempre a data de “Produção/Encerramento” da OP que é gerada após a execução da OP.

PrtScr capture_2
(Tela 15)

PrtScr capture_2
(Tela 16)

Bloquear a inclusão da Operação quando for Obrigatório na OP

Na ficha de produção, ao incluir uma “operação” ou “etapa”, caso tenha sido definido no cadastro da operação que é obrigatório o vínculo de OP, não será permitida a inclusão de forma manual (Tela 17 e 18). Será apresentada a seguinte mensagem:

Editar post ‹ Documentação ERPFlex — WordPress - Opera
(Tela 17)

ERPFlex - Opera_2
(Tela 18)

Ordem de Produção – Duas unidades de medida no Lote

Ao executar uma OP, podemos registrar a produção com até duas unidades de medidas. Agora, o recurso foi estendido ao registrar o lote, (Tela 19).

ERPFlex - Opera
(Tela 19)

Número do documento Duplicado – Ficha de Produção

Agora não é permitido criar uma ficha de produção com o mesmo número de documento. Ao tentar criar uma ficha com o mesmo número de documento, será apresentada a seguinte mensagem:

Editar post ‹ Documentação ERPFlex — WordPress - Opera
(Tela 20)

Status da Reserva Manual

Agora na reserva manual conta com status para saber se já foi reservado ou não, (Tela 21).

ERPFlex - Mozilla Firefox_11
(Tela 21)

Obs. Além do status foi incluído um checkbox para mostrar os reservados.

Informação de Reserva no Orçamento – Geral

Para os clientes que trabalham com a reserva manual, agora ao realizar a reserva e editar o orçamento, aparecerá a informação de que o orçamento já está reservado, (Tela 22 e 23).

ERPFlex - Opera
(Tela 22)

ERPFlex - Opera_2
(Tela 23)

Quantidade Disponível na Reserva Manual

Criado o campo “Quantidade Disponível” na reserva manual. O sistema calcula a  quantidade disponível e subtrai a reservada, (Tela 24).

ERPFlex - Opera_3
(Tela 24)

Obs. Caso o orçamento seja alterado, será necessário fazer uma nova reserva.

Sugerir a Quantidade a Separar na Reserva Manual

Ao realizar a reserva manual, caso tenha a quantidade suficiente  em estoque, o sistema sugere a quantidade total orçada. Agora, se não tiver a quantidade suficiente em estoque não será sugerida a quantidade, sendo necessário informar manualmente, (Tela 25). 

ERPFlex - Mozilla Firefox
(Tela 25)

Obs.: Caso realize com e direto o faturamento ou trabalhe com a rotina de Romaneio, será levada por padrão a quantidade reservada. No romaneio há a possibilidade de fazer a alteração. A última alteração é a que irá ser considerada no faturamento.

Vincular um Produto a uma Etapa na Ficha de Produção

Ao incluir uma etapa na ficha de produção, agora é possível vinculá-la a um produto. Esse processo pode ser utilizado, por exemplo, pela empresa que tem um processo de controle de qualidade após cada produção e precisa fazer a checagem dos itens. Ao incluir uma etapa é possível vinculá-la a um produto para que se tenha um controle da etapa a ser realizada e que não está vinculada a uma OP, (Tela 26 e 27).

ERPFlex - Mozilla Firefox
(Tela 26)

Para que seja permitido vincular um produto a uma etapa foi criado o parâmetro em Parâmetros>OP/OS/FP. 

ERPFlex - Mozilla Firefox_9
(Tela 27)

Incluir Etapa em Lote – Ficha de Produção

Agora é possível incluir uma etapa para várias fichas de produção. Para que seja feita a inclusão, basta selecionar as fichas através do ícone ERPFlex - Mozilla Firefox_8e clicar em “Anexar Etapa”.

Em seguida, selecione a operação e produto (Opcional). Ao gravar, a etapa será inserida em todas as fichas selecionadas, (Tela 28).

ERPFlex - Mozilla Firefox_10
(Tela 28)

Automatização do Apontamento da Etapa incluída em Lote

Criado o parâmetro em Parâmetros>OP/OS/FP, onde é possível automatizar o apontamento da produção dentro da ficha. Com a automatização, ao “Anexar Etapas” se for obrigatório o uso da OP, o ERPFlex irá gerar a OP, requisitar e executar a produção de forma automática. Para que isso aconteça é necessário seguir os seguintes passos:

  • Primeiro passo é ativar o parâmetro em Parâmetros>OP/OS/FP;
  • Próximo passo é verificar se a etapa a ser utilizada esteja como obrigatório o vínculo com a OP;
  • O produto principal a ser produzido não pode conter um estrutura montada;
  • Após a checagem desses itens, basta criar a ficha ou as fichas  de produção e anexar a etapa a ser utilizada, selecionando o produto no caso a matéria-prima seja utilizada para a fabricação do item.

Assim que a etapa for incluída, o ERPFlex gera a OP já com as requisições e executa a produção alimentando o estoque com produto acabado.

Obs.: Para funcionamento da rotina, o produto principal a ser produzido não pode ter estrutura montada. Caso selecione um produto com estrutura, será necessário fazer as requisições e a execução da produção de forma manual.

Informações da Última Operação no Cabeçalho da Ficha de Produção

Agora, o cabeçalho da ficha de produção apresenta informações sobre a última etapa, tais como a última operação, Produto, Variante e Código, conforme tela abaixo:

uop
(Tela 29)

Para que seja registrada a última operação, a mesma pode estar ou não vinculada a uma OP, sendo necessário apenas se atentar à sequência registrada no cadastro da operação. O ERPFlex irá pegar sempre pela sequência, como exemplo: posso ter registrada duas operações com as sequências 1, 2 e 3. O ERPFlex irá considerar como última a operação que está registrada como sequência 3.

Sugerir a Quantidade da Reserva Manual

A reserva deverá ser preenchida automaticamente apenas quando não foi feita a reserva para um determinado produto. Para que a quantidade da reserva seja preenchida de forma automática, deverá atender às seguintes regras:

  • Se a quantidade disponível em estoque for maior que a quantidade do orçamento, o sistema preenche com a quantidade do orçamento;
  •   Caso a quantidade disponível seja menor que a quantidade do orçamento, preencher com a quantidade disponível;
  • Para itens que não estejam disponíveis em estoque, o sistema deixará o campo“Quantidade a Reservar” em branco.
ERPFlex - Opera_4
(Tela 29)

Visualizar Lotes Vinculado ao Produto – Reserva Manual

Na tela de separação, ao fazer a reserva manual, agora é possível visualizar os lotes vinculados ao produto. Para visualizar, basta clicar em . Será apresentada a seguinte tela, (Tela 30).

ERPFlex - Mozilla Firefox_4
(Tela 30)

Editar AR após o Despacho

Agora é possível alterar o AR após a realização do despacho. Para alterar, bastar acessar o despacho e editar o item a ser alterado, (Tela 31).

ERPFlex - Opera
(Tela 31)

Código do Produto na Estrutura de Produtos e OP

Incluído campo código do produto dentro da estrutura de produtos/serviços, (Tela 32 e 33).

ERPFlex - Mozilla Firefox_2
(Tela 32)

ERPFlex - Mozilla Firefox_3
(Tela 33)

Part Number/Lote

Criado o campo Part Number para que seja possível fazer a checagem do produto. Com a checagem do part number, impede-se que seja feita a entrada e saída de um determinado produto de forma errada, como por exemplo, envio de um modelo diferente do contratado pelo cliente.

O Part Number deve ser registrado no cadastro do produto, ou, dentro da variante, (Tela 34). 

Documento1 - Microsoft Word
(Tela 34)

Registrando direto no cadastro do produto o Part Number é levado para as variantes

Próximo passo é ativar o parâmetro de inclusão rápida em Parâmetros>Produtos>Lote. 

Ao realizar uma entrada ou uma saída do produto, o sistema irá validar, além do lote, o part number. Caso o part number digitado esteja diferente do cadastrado, o sistema não permitirá a finalização do processo, (Tela 35).

ERPFlex - Mozilla Firefox_7
(Tela 35)

Obs.: O registro e a utilização do Part Number são opcionais, não sendo necessária a utilização em conjunto com o registro de lote.

Criação da Aba Lote em Parâmetros/Produtos

Acessando Parâmetros>Produtos, foi criado uma aba chamada “Lote” com as seguintes opções:

  • Habilita o modo de inclusão rápida:Se “Sim”, mostra apenas os campos Lote e Part Number. Ao teclar <Enter> no campo Part Number, inclui o item e a tela permanece para a inclusão do próximo;
  • Permite incluir Lotes sem número: Pode permitir ou não a inclusão de sem número;
  • Transportar a quantidade do Lote para a quantidade do item:Caso deixe o parâmetro como “SIM”, transporta o total de itens para o campo quantidade do item (na entrada e saída), sobrepondo a quantidade;
  • Permite duplicidade de lote na entrada: Pode permitir ou não incluir itens com o mesmo número de lote na compra e na produção;
  • Permite duplicidade de lote na saída: Pode permitir ou não a inclusão de itens com o mesmo número de lote na venda ou na requisição;
  • Obrigatório informar o lote nos itens de entrada/saída: Pode obrigar o usuário informar o lote somente na entrada, saída ou em ambos.
lote1
(Tela 36)

Personalização de E-mail para envio de Boleto

Agora é possível personalizar o e-mail para envio do boleto. Para personalizar, basta acessar Parâmetros> Financeiro>Envio de Boletos. Nela é possível editar o assunto, definir se o e-mail é para ser enviado somente para cliente ou para cliente e vendedor e a mensagem a ser enviada, (Tela 37). 

Editar post ‹ Documentação ERPFlex — WordPress - Opera
(Tela 37)

Obs. Caso coloque a tag NOME_CLIENTE na mensagem, ao enviar o boleto é enviado o nome do cliente.

Diferentes Números de Série para emissão da Nota Fiscal

Para clientes que emitem notas fiscais com diferentes números de série, agora criamos a possibilidade do cliente deixar registrado em Parâmetros>Faturamento>NF Eletrônica, (Tela 38).

ww2
(Tela 38)

Na Tela 38, como podemos ver acima, é necessário definir a série e colocar o número da última DANFE transmitida. Em seguida, pode-se definir qual série é a padrão, ou seja, qual você utiliza com maior frequência. Para definir a padrão, basta marcar o chekbox Editar post ‹ Documentação ERPFlex — WordPress - Opera.

Ao acessar o faturamento, irá trazer por padrão a série definida em parâmetros, porém há possibilidade de alterar através do combo, (Tela 39 e 40).

Editar post ‹ Documentação ERPFlex — WordPress - Opera_2
(Tela 39)

29
(Tela 40)

Após a seleção da série, basta fazer a emissão da NF normalmente, (Tela 41 e 42).

serie1
(Tela 41)

serie2
(Tela 42)

Obs.: Para nota fiscal de entrada não houve alteração. Caso importe o XML, o sistema irá levar a série de acordo com o XML do fornecedor. Caso tenha que transmitir uma nota fiscal em compra, o sistema irá levar sempre a série padrão. Se precisar emitir a nota com uma série diferente do padrão, basta fazer a alteração que o sistema irá puxar o número definido em parâmetros da série correspondente.

Visualização da DANFE

Agora, ao realizar um faturamento é possível visualizar a DANFE antes da transmissão. Para visualizar, basta clicar no ícone ERPFlex 2 na tela de faturamento. Será apresentada a pré-visualização da DANFE, (Tela 43):

danfe
(Tela 43)

Obs.: Na visualização, a DANFE sempre será apresentada com a mensagem sem valor fiscal, pois a mesma ainda não foi transmitida. Para visualizar é necessário ter o certificado digital A1 configurado.

Melhoria na Regra Fiscal

Foi Implementada a propriedade INF_COMPL_CONTRIB_1, com ela é possível montar uma regra que em determinada situação apresenta uma mensagem na informações adicionais do interesse do contribuinte. É possível criar até 5 regras com mensagens diferentes. As mensagens vão sendo inseridas conforme a situação determinada na regra. (Tela 44).  

INFO_COMPLE
(Tela 44)

Segue abaixo exemplo, (Telas 45 e 46):

expl
(Tela 45)

No exemplo na tela 46, temos uma regra que diz quando o IPI do item tiver a situação Tributaria “50-Saída Tributada”, irá apresentar a mensagem “IPI Tributado” no campo “informações adicionais do interesse do contribuinte”, (Tela 46).

ERPFlex - Mozilla Firefox
(Tela 46)

Obs. Caso tenha deixado uma mensagem pré-determinada em parâmetros, a mesma será concatenada com a mensagem da Regra fiscal. Também é possível colocar variáveis para que apresente valores ou informações como exemplo valor do ICMS, (atualização ocorre a cada alteração no faturamento), (Tela 47).

icms22
(Tela 47)

 Segue algumas variáveis que podem ser utilizadas ao criar a regra fiscal.

<SF3_BaseICMS>
<SF3_ValICMS>
<SF3_BaseICMS_ST>
<SF3_ValICMS_ST>
<SF3_ValIPI>
<SF3_ValPIS>
<SF3_ValCOFINS>
<SF3_ValFrete>
<SF3_ValSeguro>
<SF3_ValDesconto>
<SF3_ValDespesa>
<SF3_ValICMSDeson>
<SF3_ValII>
<SF3_ValItem>
<SF3_ValNF>
<SF3_BaseISSQN>
<SF3_ValISSQN>
<SF3_ValPIS_ISSQN>
<SF3_ValCOFINS_ISSQN>
<SF3_ValServQN>
<SF3_ValAprox>
<SF3_PISSServico>
<SF3_BaseINSS>
<SF3_ValINSS>
<SF3_BaseISS>
<SF3_ValISS>
<SF3_ValDeducaoISS>
<SF3_DescServico>
<SF3_CodigoObra>
<SF3_ART>

Obs. As variáveis podem ser utilizadas de forma direta nas informações adiciona do interesse do contribuinte. A única restrição que a mesma deve ser informada em Parâmetros>Faturamento>Faturamento-Adc.Inf. A variável deve ser colocada sempre no primeiro campo, conforme tela abaixo.

inform. ad
(Tela 48)

Outra propriedade implementada é a INCLUIR_IPI_BASE_ICMS e INCLUIR_IPI_BASE_ICMS_ST nos lançamentos de entrada e saida. Com elas é possível criar uma regra para marcar de forma automática os campos “Incluir na Base do ICMS” e “Incluir na Base do ICMS”, (somando o valor do IPI nas bases de cálculo do ICMS e/ou ICMS-ST).

Obs.: O resultado da regra precisa ser S (Sim) ou N (Não).

b_calculo_icmsb_calculo_ST

 

regra23

regra56

Retenção Nota Fiscal Mista

Para clientes que realizam emissão da Nota Fiscal Mista, agora o ERPFlex faz a retenção dos impostos PIS, Cofins, CSLL, IRRF, INSS e ISSQN, (Tela 49).

ERPFlex - Mozilla Firefox
(Tela 49)

Rentabilidade por Pedido

Criada dentro da regra de aprovação “orçamento” a “Rentabilidade Mínima por Pedido”. Com ela o sistema analisa a rentabilidade total do pedido e não do item.

3
(Tela 50)

Na tela acima, foi definido que a rentabilidade mínima é de 10%, nesse caso quando o usuário com perfil correspondente for realizar o orçamento, a rentabilidade total do orçamento deve ser igual ou maior que 10%. Uma rentabilidade inferior a 10% o orçamento ficará pendente de aprovação.

Aprova Clientes Acima do Limite de Credito

Criada dentro da regra de aprovação “orçamento” a rotina “Aprova clientes acima do limite de credito”. Para que a regra funcione é necessário definir um limite de credito no cadastro do cliente, ou, definir um limite padrão (em parâmetros) para todos os clientes.

4
(Tela 51)

Ao fazer a analise o ERPFlex considera o total dos títulos em aberto + os orçamentos aprovados pelo cliente. Caso a somatória ultrapasse o limite informado o orçamento fica pendente para aprovação. Somente o perfil que estiver com o checkbox marcado que conseguirá aprovar o orçamento.

5
(Tela 51)

CNAB Sicred

Agora é possível gerar o arquivo CNAB do banco Sicred.

6
(Tela 52)

Perfil – Alterar orçamento Aprovado pelo Cliente

Na configuração do perfil no item orçamento, agora tem a possibilidade de definir se o usuário pode, ou não, alterar um orçamento que esteja aprovado pelo cliente, (Tela 53).

7
(Tela 53)

Caso o usuário não tenha a permissão, ao tentar alterar será apresentada a seguinte mensagem:

8
(Tela 54)

Confirmação de Pagamento por E-mail

Criado a possibilidade de envio de e-mail automático na baixa do recebimento. Para ativar basta acessar Parâmetros>Financeiro> Email de Confirmação de Pagamento, (Tela 55).

emailpag
(Tela 55)

Ao realizar a baixa do título o e-mail é disparado de forma automática. Para que seja apresentado informações sobre a baixa é necessário colocar as seguintes variáveis:

NOME_CLIENTE

VALOR_PAGO
VALOR_TITULO
NUM_NFE 
NUM_DOC 
NUM_BOLETO

Na duvida entre em contato com suporte.

Obs. Para que o e-mail seja disparado de forma automática é necessário que no cadastro do cliente tenha o e-mail de cobrança preenchido, ativar o parâmetro (Tela 55) e realizar a configuração SMTP em Parâmetros>Configurações Gerais>Servidor SMTP.

Personalização do Envio da DANFE

Agora é possível personalizar o envio da DANFE por e-mail. Para personalizar, basta acessar Parâmetros>Faturamento>Envio de E-mail Nota Fiscal. Para personalizar é necessário ativar o parâmetro “Usar e-mail personalizado”, em seguida basta colocar o assunto e a mensagem. Também tem a possibilidade de editar fonte e cor, (Tela 56).

nfemail
(Tela 56)

Para que seja apresentada informações sobre o faturamento, disponibilizamos as variáveis abaixo.

EMP_NOME
EMP_FANTASIA 
CLIENTE_NOME 
CLIENTE_FANTASIA 
NUM_NFE 
NUM_DOC 
VAL_NFE

Obs. As variáveis devem ser utilizadas igual o exemplo da tela 56, ou seja, sem os sinais < >.

Envio de E-mail ao realizar um Despacho

Agora ao realizar um despacho é possível que seja enviado um e-mail de forma automática, Para ativar basta acessar Parâmetros>Workflow>Envio de E-mail Despacho de Material. Ativando basta colocar o assunto e criar a mensagem. Segue variáveis que podem ser utilizadas:

EMP_NOME 
EMP_FANTASIA 
CLIENTE_NOME 
CLIENTE_FANTASIA 
NUM_NFE 
NUM_DOC
VAL_NFE 
DATA_DESPACHO 
NUM_AR

despacho
(Tela 57)

Obs. Para envio o campo e-mail principal deve estar preenchido.

Atualização do Status da NFS-e

Para clientes que emitem NFS-e via webservice no padrão Ginfes, ao transmitir a NFS-e, o Status da NF irá ficar na cor amarela nfama de forma temporária. Essa alteração é necessária pois o ERPFlex faz o envio da RPS, após o recebimento o servidor Ginfes demora um tempo para processar as informações e gerar a NF. Para atualizar o status temos duas opções:

  • Caso queira atualizar apenas de uma única NF basta clicar no ícone este;
  • Para atualizar em lote, ou seja, atualizar de todas as NFS-e com o status nfama, basta clicar em Editar post ‹ Documentação ERPFlex — WordPress - Opera, caso o retorno do webservice seja positivo o ícone da NFS-e será alterado para transmitida nf1, caso contrario é apresentado o ícone log1 para que consulte o log de retorno e fazer as devidas correções.

Obs. O webservice demora em media 1 minuto para mandar o retorno (podendo variar). Hoje não temos o retorno de forma automática, para atualizar o status é necessário clicar no botão “Consultar em Lote”  ou no estetoscópio. Caso não realize a atualização a Nf não será alterada para transmitida e não conseguirá consultar um eventual erro.

Importação Tabela de Preço Mínimo

Agora é possível realizar a importação do preço mínimo. Na rotina de importação foi incluída a opção de importar o preço mínimo, conforme tela abaixo:

ERPFlex - Mozilla Firefox
(Tela 58)

Obs. Para fazer a importação de tabela de preço, entre em contato com a equipe de suporte.

Número da FCI na DANFE

Criado parâmetro para imprimir o número da FCI na DANFE. Para ativar basta acessar Parâmetros>Faturamento>NF Eletrônica.

para
(Tela 59)

Variáveis Juros Mês e Diário

Agora na impressão do boleto foi disponibilizada as variáveis de juros mês <JUROS_MES_CALCULADO> e diário <JUROS_DIARIO>. Para que o valor em % saia de forma correta é necessário fazer as seguintes configurações:

1. Acessar a tela de Parâmetros>Configurações Gerais e preencher o parâmetro “% Juros diário para parcelamento”, (Tela 60);

juros diario
(Tela 60)

2. Em seguida acessar cadastro Bancos>Bancos, editar o banco que utiliza para emissão de boletos e ir até a aba “Dados do Boleto”. As variáveis podem ser inseridas em algumas das linhas “Instruções do Boletos”, (Tela 61);

boleto
(Tela 61)

3. Assim que é realizado uma faturamento na condição a prazo, caso o vencimento seja superior a data da emissão será acrescidos dos juros. Assim que for gerado o boleto é apresentado o juros em %, (Tela 62).

jurosboleto
(Tela 63)

Visualização do Orçamento

Criada a opção para visualização dos orçamentos. Rotina desenvolvida para cliente que restringe a alteração dos orçamentos pelos vendedores. Agora  será permitido a visualização do orçamento através do ícone lupa, (Tela 64).

orçamento
(Tela 64)

Obs. O usuário conseguirá visualizar apenas se tiver a permissão no perfil. Na visualização o botão gravar é inibido.