Cadastro de Naturezas

As naturezas financeiras são utilizadas para justificar as movimentações realizadas com produtos e serviços nas telas de compras, faturamento e movimentos de estoque. Por meio delas, fica fácil identificar o motivo dos lançamentos realizados.

Este procedimento favorece a análise gerencial do comportamento das vendas, despesas e do consumo nas consultas Saldos e Movimentos de Estoque, Consulta Pivot e relatórios.

Ao cadastrar um produto ou serviço, pode-se definir uma natureza padrão para sugestão nos lançamentos de compras e faturamento. Já que nessas telas, é obrigatória a informação da natureza.

A natureza é o nível mais alto na hierarquia de dimensões do ERPFlex. Equivale às contas sintéticas de Receita e Despesa do Plano de Contas. Devemos ter poucas naturezas, no máximo 10, deixando as discriminações mais detalhadas para a Categoria, Subcategoria e Produto/Serviço; por exemplo: despesas operacionais, despesas financeiras, produção e uma para cada “negócio” da empresa.

As naturezas referentes aos “negócios” da empresa devem ser cadastradas com tipo Ambas (Despesas e Receitas), pois sua movimentação pode envolver tanto entrada de valor como gastos; o resultado será o lucro/prejuízo.

natureza

 

Algumas naturezas já são pré-cadastradas, pois estão ligadas ao cadastro das despesas em geral (também sugerido), e à parametrização fiscal e financeira do ERPFlex.

Cada gestor pode montar suas naturezas de acordo com a visão gerencial que pretende obter.

Exemplo de Naturezas:

Naturezas Finalidade Tipo
Estoque usada na compra de produtos que vão para o estoque e nas movimentações com controle de poder de terceiros Ambas
Operacionais usada para as despesas fixas em geral Despesa
Tributária vinculada aos serviços de tributos utilizados na parametrização das notas fiscais de vendas e compras. Não deve ser excluída. Ambos
Financeiras vinculada aos serviços de Desconto e Acréscimos utilizados na parametrização Financeira. Não deve ser excluída. Ambas
Venda de Produtos usada para avaliar o volume das vendas de produtos. Sugestão: pode ser substituída por naturezas mais detalhadas, por exemplo,  linhas de produtos. Receita
Venda de Serviços usada para avaliar o volume das vendas de serviços Receita
Loja Virtual usada para vendas no e-Commerce Flex Receita

Exemplo no Balanço e DRE

Faturamento Total – mês 12/2016
100.000,00
Naturezas  Venda Produtos 30.000,00
Venda Loja Virtual 35.000,00
Venda Serviços 35.000,00

Naturezas como Centros de Custos

As naturezas podem também ser usadas como centro de custos, caso a empresa pratique o rateio das despesas por departamento. Exemplo: Despesas RH, Despesas TI, e Despesas Financeiro.

Nesse caso, ative o parâmetro Utiliza Rateio por Naturezas (Parâmetros > Compras > Compras-Padrões). Assim, ao incluir um item nas telas de Compras e Despesas, será exibida a aba Rateio por Naturezas que facilita a distribuição do gasto entre as naturezas/centros de custos.

Metas

As naturezas podem ter previsões de metas mês a mês, dentro do ano. Ao ser atingida, independente se é uma Despesa ou Receita é possível enviar automaticamente um email de notificação ao gestor (Parâmetros > Workflow > Preço).

No caso de Naturezas identificadas pela palavra Ambas, informe a diferença entre Receitas e Despesas.

Exemplo: temos uma natureza chamada Cursos e que pode receber Despesas e Receitas, ou seja, tipo Ambas. Suponha que a Meta de Receita seja 100.000 e de Despesa seja 80.000. Coloque então como meta da natureza 20.000, pois será avisado quando o “lucro” dessa Natureza for atingido.

Onde é Utilizado

  • Cadastros de Produtos e Serviços
  • Telas de lançamentos de Compras, Faturamento e Movimentos de Estoque
  • Consultas Saldos e Movimentos de Produtos e Pivot

Realizando o Cadastro icone roteiro

  1. No ERPFlex acesse: Cadastros > Produtos e Serviços > Naturezas;
  2. Clique em + Incluir;

    • Tipo
      Informe o tipo da natureza. O sistema disponibiliza a natureza nas telas, de acordo com seu tipo.
      Exemplo:
      Despesa – exibida nas telas de compras e movimentos de estoque,
      Receita – exibida na tela de faturamento.
      Ambas – exibida em telas de compras, movimentos de estoque e faturamento.
    • Descrição
      Informe um nome para a natureza.
    • Metas Jan…Dez
      Caso queira, informe um valor de meta mês a mês.
    • Linha do PEF Despesa 
      Selecione em qual linha da consulta PEF deve ser exibido o valor da natureza em caso de Imobilizado ou Investimento.
  3. Ao finalizar clique em Gravar;

Parâmetros Envolvidos

Localização: (Loja Virtual > Configuração Básica) - Informe aqui a natureza que será utilizada para vendas oriundas da loja virtual, como padrão é utilizado a descrição Loja Virtual e o tipo é receita.

Tabelas Atualizadas

  • SED – Cadastro de Naturezas;

Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.