Cadastro de Parâmetros – Gestão de Contratos

Mostrar Clientes no cadastro de Itens

Escolhendo a opção Sim, será apresentado o cliente relacionado nos itens de contrato.

Especificamente no grid da aba Itens de Contrato e na aba Dados do Contrato.

Considera Medição ao Faturar

O parâmetro Considera Itens de Medição (Parâmetros > Gestão de Contratos) afeta a obrigatoriedade de realizar o apontamento da medição antes de processar o faturamento. Se definido com Sim, é necessário indicar os itens de medição mesmo que a quantidade utilizada seja 0.

Caso contrário, o ERPFlex permitirá faturar os contratos mesmo que não haja apontamento da medição. Nessa situação, o consumo será considerado como 0 e haverá apenas a cobrança da franquia.

Usa Faturamento Pro-rata de Serviços

Calcula o valor exato entre a data de inicio do faturamento e a quantidade de dias restante para o fim do mês. Essa rotina é aplicada para primeira e última parcela do contrato.

Exemplo 1º Parcela: Ao gerar um contrato no valor de 80,00, cujo a data de inicio do faturamento esta para o dia 10/05/2018. Para pagamento dessa mensalidade, será considerado o valor proporcional, entre o dia 10/05 e o dia 31/05, que totalizam  22 dias.

Valor mensal: 80,00

Valor diário (maio): 2,58

Dias considerados no primeiro mês: 22

Valor proporcional: 22 x 2,58 = 56,77

 

Exemplo Última Parcela: Ao gerar um contrato no valor de 70,00, cujo o fim de vigência é em 20/05/2018, será considerado o valor proporcional, entre o dia 01/05 (primeiro dia do mês) até o dia 20/05, que totalizam  20 dias.

Valor mensal: 70,00

valor diário (maio): 2,25

Dias considerados no último mês: 20

Valor proporcional: 20 x 2,25 = 45,16

 

Fatura contrato por cliente relacionado

Habilitando o parâmetro Fatura contrato pelo cliente relacionado,  será gerado um faturamento para cada item (produto/serviço) do contrato ou para cada cliente relacionado.

Exemplo: o contrato, possui dois itens, um para cada cliente relacionado.

Com o parâmetro habilitado será gerado, um faturamento para cada item.

Caso contrário, será gerado um único faturamento com todos os itens do contrato.

Para essa rotina é necessário habilitar mais dois parâmetros:

Habilita conceito de cliente relacionado, que fica em Parâmetros > Config. Gerais > Parâmetros Gerais.

E Mostrar Clientes Relacionados no cadastro de itens, que fica em Parâmetros > Gestão de Contrato.

 

Aglutina os itens no Faturamento por Produto/Serviço

Quando na aba Itens do Contrato o mesmo produto/serviço se repete várias vezes, existe a possibilidade de aglutinar  esses itens em única linha no faturamento, para isso, escolha a opção Sim.

Para aglutinar os itens, escolha a opção Sim.

Para não aglutinar, escolha a opção Não.

Status utilizado na inativação

Escolha o status para definir a inativação de um item do contrato, esse status é utilizado quando ocorre reajuste de um produto/serviço.

Para adicionar um status, acesse: Lançamentos > Gestão de Contratos > Status de Contratos.

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