Cadastro de Parâmetros – Financeiro

Banco Caixa

Esse parâmetro é utilizado na parametrização financeira para processamentos internos do sistema, como as compensações de descontos,  juros, baixa dos créditos/débitos, quando a baixa difere do valor original do título.

Por padrão, vem associado ao banco Internos ERPFlex e não deve ser excluído.

Importante: Nunca modifique esse parâmetro, pois pode trazer inconsistências na conciliação financeira.

Desconto

Sempre que um título for baixado com desconto, o valor será registrado como um lançamento utilizando o serviço vinculado nesse parâmetro.

Por padrão, o serviço Desconto já é enviado vinculado a esse parâmetro e não deve ser modificado para que seja possível realizar as baixas a receber ou a pagar.

Acréscimos

Sempre que um título for baixado com juros, o valor será registrado como um lançamento utilizando o serviço vinculado nesse parâmetro.

Por padrão, o serviço Acréscimo já é enviado vinculado a esse parâmetro e não deve ser modificado para que seja possível realizar as baixas a receber ou a pagar.

Fornecedor Padrão para Despesas Financeiras

Por padrão, quando ocorrem lançamentos automáticos de despesas financeiras (como descontos concedidos, juros pagos) é utilizada a própria pessoa envolvida no título original.

Caso queira, selecione um fornecedor padrão para lançamentos das despesas financeiras.

Cliente Padrão para Receitas Financeiras

Por padrão, quando ocorrem lançamentos automáticos de receitas financeiras (como descontos obtidos, juros recebidos) é utilizada a própria pessoa envolvida no título original.

Caso queira, selecione um cliente padrão para lançamentos das receitas financeiras.

Ajustar vencimentos de finais de semana

Por padrão, o ERPFlex ajusta os vencimentos considerando os finais de semana, com base nesse parâmetro Ajustar vencimentos de finais de semana (Parâmetros > Financeiro).

Exemplo: se o vencimento cair em um sábado, a data será recalculada para segunda-feira.

Caso não queira o ajuste, modifique o parâmetro para Não.

Agrupar boletos em apenas um arquivo PDF

Caso envie os boletos por email pelo ERPFlex, esse parâmetro obrigatoriamente deve ser configurado com Não. Nesse caso, é gerado um PDF para cada boleto.

Caso seja escolhida a opção Sim, os boletos serão gerados em um único arquivo PDF.

Exemplo:

 

Prioriza endereço de cobrança na impressão dos boletos

Escolhendo a opção Sim, será priorizado o endereço de cobrança informado no cadastro do cliente para impressão do boleto; se não estiver preenchido, será considerado o endereço comercial/residencial.

Escolhendo a opção Não, será considerado o endereço comercial residencial para impressão do boleto.

Bloquear os campos da tela de Pagamentos/Recebimentos

Escolhendo a opção Sim, os campos referentes à inclusão de pagamento/recebimento serão bloqueados para edição conforme imagem abaixo, não permitindo qualquer alteração nas condições definidas pela forma de pagamento.

Escolhendo a opção Não, os campos referentes à inclusão de pagamento/recebimento ficam liberados para edição, conforme imagem abaixo.

Alterar valor a ser parcelado na tela de Pagamentos/Recebimentos

Não – divide o valor total pela quantidade de parcelas. As parcelas ficam com valores iguais.

Sim – nessa opção, será apresentado o campo Valor a Parcelar, permitindo definir diferentes tipos de pagamentos e valores.

Data considerada para compor o extrato bancário

Baixa –  no extrato bancário, é impressa a data em que o titulo foi baixado.

Crédito – será impressa a data que o valor foi creditado, conforme o processamento do arquivo de retorno do banco. Para isso, é necessário informar também a quantidade de dias a liquidar na Carteira do banco.

Impressão do campo documento no Boleto

No campo do boleto Numero do Documento, é possível escolher se será apresentado o número do próximo boleto ou o número da NFe/Parcela.

Documento

NFe/Parcela

Exibe no Extrato Bancário

Define se no extrato bancário o movimento será identificado por:

Documento:  o número do documento.

NFe/RPS: o número da NFe/RPS.

Habilita todas as formas de pagamento

As formas de pagamento cadastradas também poder ser vinculadas ao cadastro de cliente/fornecedor (na aba financeiro), com base nessa situação, foi criado este parâmetro cujo objetivo é limitar apenas o uso das formas de pagamentos vinculadas ao cliente/fornecedor nas operações.

  • Sim: permite mostra todas as formas de pagamentos e não somente aquelas que foram vinculadas ao cadastro na aba financeiro.
  • Não: mostra somente as formas de pagamentos vinculadas ao cadastro do cliente/fornecedor na aba financeiro. Não permite mostrar outras formas de pagamento.

Fornecedor

Como padrão já existe na base o fornecedor denominado Administradora Cartão, que é associado a esse parâmetro. É utilizado para lançamento das taxas operacionais que são geradas quando é feita uma baixa de contas a receber no cartão de crédito.

Taxa

Por padrão, o ERPFlex envia o cadastro de um serviço denominado Taxa Administradora Cartão, que já é associado a esse parâmetro. Esse serviço é utilizado para lançamento das taxas operacionais geradas na baixa de contas a receber com cartão de crédito para a Administradora de Cartão.

Bloquear baixa em empresa diferente da que originou o titulo?

Esse recurso não está disponível para a versão New.

Versão Flex

Para melhor controle sobre a possibilidade de baixar títulos pela empresa consolidadora, foi disponibilizado o parâmetro Bloquear baixa em empresa diferente da que originou o título (Parâmetros>Financeiro).

Caso o parâmetro esteja configurado com Não, será possível baixar os títulos das empresas compartilhadas pela empresa consolidadora. Se configurado com Sim, a baixa somente poderá ser feita pela empresa de origem e o sistema apresentará uma mensagem de advertência.

Observação: Este parâmetro deve ser configurado na base da empresa Consolidadora.

fin_77_02

Trazer os Pagamentos/Recebimentos Antecipados não baixados

Por padrão, somente pagamentos e recebimentos antecipados baixados poderão ser utilizados como créditos para abatimento das parcelas.

Os parâmetros seguintes podem ser configurados para que títulos mesmo que ainda não baixados sejam liberados como créditos para abatimento das parcelas. Para isso, selecione a opção Trazer.

  • Trazer os Pagamentos Antecipados não baixados (PRZ, PRE e CC) na compensação de Títulos a Pagar.
  • Trazer os Recebimentos Antecipados não baixados (PRZ, PRE e CC) na compensação de Títulos a Receber.

Em bases compartilhadas, é possível apresentar na janela de Consulta Situação Financeira do Cliente a posição dos títulos em cada uma das empresas.

Essa aba é apresentada somente para usuários que tenha perfil de administrador.

Marque as empresas cujos títulos do cliente devem ser apresentados. Esse processo deve ser realizado em cada uma das bases.

Nessa área, é possível personalizar o e-mail de envio de boleto que será encaminhado ao cliente.

Texto Assunto

Informe o assunto que será enviado ao cliente. Ex. “Segue Boleto de Pagamento da sua Compra”

Enviar E-mail para

Escolhe se o email será enviado para Somente Cliente ou para Cliente e Vendedor.

Envio de boleto com formulário RTF anexo

É possível selecionar um RTF para também encaminhar como anexo com o boleto.

O documento enviado será gerado com base nas informações da tela de Faturamento, a partir de um modelo de RTF vinculado pelo botão Contrato/NF.

No email enviado com o boleto, será anexado o formulário RTF com os dados pertinentes ao faturamento que originou o título.

Mensagem a ser enviada pelo e-mail

Nesse campo é possível redigir a mensagem que será enviado ao cliente, podendo utilizar recursos de formatação de textos.

Ao realizar a baixa do título, um e-mail de aviso pode ser disparado de forma automática ao cliente. Para que sejam apresentadas informações sobre a baixa, é necessário colocar as seguintes variáveis:

NOME_CLIENTE

VALOR_PAGO
VALOR_TITULO
NUM_NFE 
NUM_DOC 
NUM_BOLETO

Importante: Para que o e-mail seja disparado de forma automática também é necessário:

  1. que no cadastro do cliente tenha o e-mail de cobrança preenchido
  2. realizar a configuração SMTP em Parâmetros>Configurações Gerais>Servidor SMTP.
Submit

    Digite um termo para pesquisa com um mínimo de 4 caracteres.