A tela de Comanda (Orçamento) possibilita lançar rapidamente uma venda preenchendo apenas os campos básicos, como vendedor, cliente, produto, quantidade e valor. Se houver regra fiscal atrelada ao orçamento, também serão calculados valores adicionais de IPI e ICMS-ST.
O lançamento da comanda cria automaticamente um registro de orçamento, tornando possível complementar os demais dados se necessário.
Caso o vendedor esteja atrelado a um usuário do sistema, ao acessar a tela de Comanda, seu nome será exibido automaticamente no campo Vendedor.
Como lançar a comanda:
- Acesse Lançamentos > Vendas > Comanda (Orçamento).
- Na tela da Comanda, selecione o Vendedor.
- Selecione o Cliente.
- Após preencher o vendedor e o cliente, a área de seleção ficará fechada. Observe.
- Se desejar modificar o vendedor ou o cliente, clique em Trocar.
- Para incluir um item de produto ou serviço, confira a quantidade e pesquise pelo produto ou serviço na caixa de pesquisa.
- Se o produto possuir variante, clique sobre o item a ser vendido.
O produto passa a ser listado no quadro Itens da Comanda.
- Para inserir mais um item de venda, clique em Inserir Produto.
- Se desejar manter aberto o quadro de inclusão de itens, basta marcar a caixa Fixar tela.
- À medida que os itens forem incluídos, os valores dos tributos também são calculados.
- Para gravar a comanda, clique em Finalizar.
Caso precise editar o orçamento, acesse Lançamentos > Vendas > Orçamentos/Pedidos.