O cadastro de vendedores é utilizado para controlar o responsável pela negociação com o cliente e também as comissões devidas sobre as vendas realizadas
Os vendedores podem ser vinculados ao cadastro de clientes e sugeridos no orçamento/pedido.
Na gravação do faturamento/receita, será obrigatório informar um vendedor. Caso a empresa não trabalhe com vendedores em sua operação, deve utilizar o vendedor padrão já cadastrado na base para que seja possível gravar a venda. Pode-se definir o parâmetro Vendedor Padrão (Parâmetros > Vendas > Faturamento-Padrões) para preenchimento automático da tela de Faturamento.
No cadastro do vendedor, define-se o percentual de comissão padrão que será aplicado sobre o valor da venda ou do recebimento. Também, é possível estabelecer um percentual diferenciado (exceção) para um determinado produto ou serviço estratégico.
Apuração da Comissão
O ERPFlex oferece duas consultas básicas para apuração das comissões, que podem ser visualizadas em qualquer momento. A empresa deve optar por usar uma ou outra, conforme sua política de comissionamento.
- Vendedor por Produto (Faturamento)
Calcula a comissão de um período por vendedor, aplicando o percentual definido em seu cadastro sobre o valor das vendas. - Vendedor por Produto (Recebimento)
Apresenta o valor devido ao vendedor calculado sobre os títulos recebidos no período.
Após a apuração da comissão pela consulta, deve-se lançar manualmente a respectiva despesa na tela de compras. Para isso, é necessário também cadastrar o vendedor como um fornecedor.
Separação da Carteira de Clientes
Existem empresas em que os vendedores são usuários do sistema e incluem seus próprios pedidos. Assim, se houver um ambiente acirrado de concorrência, pode ser necessário separar a carteira de clientes e de pedidos.
Quando ativada a separação da carteira de clientes, é fundamental que na empresa exista a função do Supervisor de Vendas para realizar a distribuição ou redirecionamento dos clientes aos vendedores.
Para ativar a separação da carteira de clientes e orçamentos/pedidos:
- Os usuários de vendas devem ter o perfil Vendedor associado;
- No cadastro do vendedor, selecionar o usuário e preencher o email igual ao informado no seu cadastro de usuário;
- No cadastro dos clientes, associar os vendedores;
- No parâmetro Perfil para Ativar Filtro por Vendedor (Cadastros > Parâmetros > aba Config. Gerais), selecionar o perfil correspondente a Vendedor.
Caso não trabalhe com separação de carteiras, mantenha vazio esse parâmetro ou com a opção Nenhum. Caso contrário, o perfil associado só visualizará os clientes e pedidos a ele vinculados.
Observação: A separação de carteira de clientes não funciona em bases com compartilhamento de vendedores.
Onde é Utilizado
Nas rotinas de vendas (orçamento, faturamento e comanda).
Realizando o Cadastro
Dados Pessoais
Nome
Informe o nome ou a razão social do vendedor.
Tipo de Pessoa
Escolha entre Pessoa Física ou Pessoa Jurídica
Dados Pessoa Física / Pessoa Jurídica
Nome Fantasia
Informe o nome fantasia caso tenha, esse campo é apresentado quando é escolhido tipo de pessoa jurídica.
Usuário do Vendedor
Se o vendedor tiver login de acesso ao sistema, é possível vincular o seu usuário no cadastro. Com isso, ao realizar um orçamento/faturamento não será necessário informar o campo vendedor manualmente, o campo será preenchimento automaticamente com o seu nome.
CPF/CNPJ
Informe o CPF ou CNPJ do vendedor.
Endereço
CEP / Endereço / Número / Complemento / Bairro / Estado / Município
Informe os dados do endereço do vendedor.
Dados de Contato
Telefone / Celular / Fax
Informe os telefones de contato com o vendedor.
Informe o e-mail de contato com o vendedor.
Outros
% Comissão
Informe o percentual de comissão padrão que será aplicado sobre as vendas realizadas pelo vendedor ou sobre as parcelas recebidas.
% Máximo de desconto
Caso o vendedor seja usuário do sistema, isto é, efetue o lançamento dos seus próprios pedidos, é possível limitar o percentual máximo de desconto que ele pode oferecer ao cliente. A validação é realizada apenas no campo de Desconto do item do orçamento.
Consulte também restrição de preço mínimo.
Nessa aba, pode-se definir um percentual diferenciado de comissão para um determinado produto ou serviço, e estabelecer a partir de qual data entrará em vigor.
Exemplo:
Nas vendas dos produtos em geral, o vendedor receberá a comissão padrão de 5%. Porém, no produto KLM receberá 10% de comissão.
- Clique em Incluir;
- Preencha os campos conforme instruções abaixo, ao finalizar clique em Salvar;
- Produto ou Serviço
Escolha entre Produto ou Serviço, logo abaixo informe parte da descrição do item e aparte enter para localizar ou clique na lupa para abrir a listagem de produtos/serviço a serem inseridos; - Percentual de Comissão
Informe o percentual da comissão sobre o produto em questão; - A Partir de
Informe a partir de qual data será válida essa comissão;
- Produto ou Serviço
- Repita as etapas 1 e 2 para incluir outros produtos ou serviços;
- Para Concluir clique em Salvar;
Parâmetros Envolvidos